Biotecnologia Aplicada à Agricultura: Curso de Biossegurança integra mestrandos e doutorandos

Publicado em 21 de Março de 2017 às 16:00

No intuito de oferecer treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu o 9º Curso de Biossegurança. Destinada a estudantes, professores e pesquisadores, a capacitação envolveu mais de 130 participantes (em 16/03).

O evento foi promovido pelo mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar em parceria com a CIBio/CTNBio (Comissão Interna de Biossegurança). À frente dos trabalhos esteve o presidente da CIBio e coordenador do mestrado e doutorado, professor Nelson Colauto, e a professora Silvia Graciele Hulse.

As palestras, ministradas por mestrandos e doutorandos, abordaram a forma mais segura de se utilizar os equipamentos nos laboratórios e como se portar nesses ambientes. Após cada tema, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater o assunto.

Sonivaldo Beltrame falou sobre ‘Gestão da Qualidade: Ações em Biossegurança’; Tania Ito discorreu sobre ‘Riscos em Ambientes Laboratoriais’; Cláudia Trevisan, Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Katielle Vieira Avelino, Procedimentos de Lavagem de Vidrarias e Materiais; Itaruã Colla, Cabines de Biossegurança; e Vanessa Fernandes Fonseca, Autoclave: Como Utilizar de Forma Segura e Eficiente.

Outros assuntos relevantes entraram na pauta. Bruna Cardoso falou sobre Cuidado no Preparo de Soluções e Armazenamento e Descarte de Soluções; Rosângela Rumi Sugauara sobre Descarte dos Solventes Químicos no Meio Ambiente; Elisângela Yumi Sugauara, Riscos dos Solventes Orgânicos no  Laboratório De Pesquisa; Meire Pereira De Souza Ferrari, Procedimentos e Cuidados Laboratoriais na Cultura de Tecidos; Sephora Serrano Baldisera, Riscos da Utilização de Produtos Químicos (Agrotóxicos); e Ana Claudia Das Graças Alves, Tendências de Acidentes em Laboratórios de Pesquisa.

“Ficamos muito contentes com o resultado. Para os palestrantes, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, exercitando a capacidade de comunicação”, ressalta Colauto.