Bezerras do curso de Medicina Veterinária são premiadas na Expo Umuarama 2023

Publicado em 29 de Março de 2023 às 10:45

Destacaram-se as novilhas Gaia e Olímpia, da raça Girolando, que conquistaram o 1º e o 2º lugar, respectivamente

No último final de semana da Expo Umuarama 2023, houve o julgamento dos bovinos das diferentes raças, momento em que os alunos puderam acompanhar a avaliação dos animais e a explicação do técnico sobre a importância no melhoramento genético para características funcionais, relacionadas com superioridade no desempenho produtivo, reprodutivo e melhor sanidade.

Dos animais do curso de Medicina Veterinária que participaram do julgamento, destacaram-se as novilhas Gaia e Olímpia, da raça Girolando, que competiram na mesma categoria, conquistando o 1º e e o 2º lugar, respectivamente. Após a competição na categoria, as novilhas participaram novamente no julgamento entre todas as fêmeas da raça Girolando, e a novilha Gaia foi premiada como grande campeã da raça.

AÇÕES NA EXPO

O curso de Medicina Veterinária e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos marcaram presença na feira. Acadêmicos e pós-graduandos realizaram diferentes atividades de manejo com os animais das raças Holandesa e Girolando, que foram expostos no parque para a visitação do público.

As atividades foram organizadas pelos professores do setor de grandes animais, André Giarola Boscarato e Denis Vinicius Bonato, que destacaram a importância do evento para inserção dos acadêmicos nas atividades de rotina com os animais expostos, que tiveram início antes mesmo da exposição, na Clínica Escola Veterinária da Unipar. “Estas atividades envolvem práticas e conhecimentos multidisciplinares relacionadas ao manejo sanitário e nutricional, cuidados clínicos, avaliação genética e condução dos animais para julgamento zootécnico. Além disso, a organização das equipes de trabalho, o contato com criadores, profissionais e empresas diversas voltadas para o setor agropecuário presentes no evento, foram uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de relações interpessoais, além de permitir aos acadêmicos a vivência de situações do futuro mercado de trabalho”, relataram os docentes.

A coordenadora do curso, professora Daniela Dib, elogiou a organização, proatividade e entusiasmo de todos na condução dos trabalhos. “Sem dúvida foi uma forma muito rica de aprendizado com muita interação e sociabilidade com os visitantes do parque e todos os outros funcionários ali presentes”.

Mais informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Unipar podem ser obtidas presencialmente pelo endereço Estr. Bonfim, 560 - Parque Industrial II, ou pelo e-mail: medvet-umu@unipar.br.