Aulas de Fisioterapia Aquática contribuem para a reabilitação de pacientes

Publicado em 18 de Junho de 2025 às 11:48

Temperatura controlada e ambiente adequado potencializam os resultados da reabilitação

O curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, tem se destacado pela abordagem prática na disciplina de Fisioterapia Aquática. A disciplina integra a matriz curricular do curso e é ministrada com quatro aulas semanais, sendo divididas entre conteúdos teóricos e práticos. As aulas práticas são realizadas na piscina térmica da instituição, estrutura especialmente adaptada para essa finalidade.

Segundo a professora Geórgia de Mendonça Bárbara dos Reis Garcia, fisioterapeuta e responsável pela disciplina, a Fisioterapia Aquática tem como foco o uso terapêutico da água aquecida no processo de reabilitação de pacientes. A técnica utiliza os efeitos físicos e fisiológicos da água, como a flutuação e a pressão hidrostática, para promover melhorias na qualidade de vida. Neste ano de 2025, a professora incorporou à disciplina o atendimento a pacientes externos, oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar situações reais de atendimento.

A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, destaca que a piscina da Unipar mantém temperatura entre 33ºC e 36ºC, faixa considerada ideal para a prática terapêutica. De acordo com ela, a fisioterapia aquática proporciona diversos benefícios, como a facilitação dos movimentos articulares pela redução da gravidade, relaxamento muscular, diminuição da sensibilidade à dor, redução de espasmos musculares, melhora da circulação periférica, aumento do gasto energético em exercícios aeróbicos, além da melhora da consciência corporal.

Ainda conforme a professora Geórgia, a técnica é indicada para pacientes com lesões ortopédicas, alterações posturais, sequelas neurológicas, doenças respiratórias, reabilitação cardiovascular e dores crônicas. Entre os resultados esperados estão o alívio da dor, redução de edemas e contraturas musculares, fortalecimento muscular, melhora da mobilidade articular, da capacidade respiratória, do equilíbrio corporal, da marcha, da postura, além da redução do estresse e dos distúrbios do sono.