Aula Prática: Estudantes de Enfermagem reforçam conteúdos sobre dados vitais

Publicado em 10 de Setembro de 2019 às 16:00

Antes da atividade em laboratório, alunos promoveram Seminário para apresentar aos colegas de curso conceitos de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e frequência respiratória

Os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participaram de aula prática sobre dados vitais. Porém, antes da atividade, a parte teórica foi abordada em um Seminário elaborado pelos próprios alunos, que apresentaram aos colegas da graduação os conceitos de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e frequência respiratória (em 22/9).

Após os exercícios, o trabalho prático foi realizado no laboratório de Semiologia, onde os alunos aprenderam as técnicas de como obter os dados vitais supramencionados fazendo os testes nos próprios colegas. “Foi um momento bem produtivo, em que a cooperação, o trabalho em equipe e a prática do cuidado foi possível, aproximando os futuros enfermeiros da realidade e importância da assistência de enfermagem”, afirma o professor Eduardo Sandim, responsável pela disciplina Enfermagem no Contexto Histórico e Social.

Ele ressaltou que esse tipo de atividade contribui para uma formação acadêmica ampla e com desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à prática da Enfermagem. “Além dos dados vitais, foi oportunizada aos alunos a retomada das técnicas de biossegurança e treinamento da realização de glicemia capilar”.