Aula prática de Estética e Cosmética aborda banho terapêutico

Publicado em 20 de Dezembro de 2019 às 15:00

Benefícios, cuidados e técnicas foram trabalhados pelas acadêmicas

Uma das terapias naturais mais antigas, os banhos de imersão voltam a ser muito valorizados. Além de tratar de diversas patologias, como estresse, são muito agradáveis, pois proporcionam bem-estar físico e psíquico. Na Universidade Paranaense, acadêmicos de Estética e Cosmética aprendem sobre o tema também em aulas práticas.

Recentemente, uma dessas aulas causou muita sensação. De acordo com a professora Daiany Leite, “foi uma excelente oportunidade para as acadêmicas aprimorar seus conhecimentos e tirar as dúvidas quanto à execução dos procedimentos e sua finalidade e benefícios dos banhos de imersão”.

O trabalho exigiu criatividade, além de conhecimento teórico. As acadêmicas elaboraram banhos para serem apresentados às colegas. Para isso, o espaço do ofurô do Centro de Estética e Cosmética do Câmpus recebeu decoração especial e ficou com ar superagradável. 

Velas, óleos essenciais, luzes coloridas e outros elementos foram importantes para proporcionar sensação de tranquilidade e bem-estar. Frutas, para o banhista degustar durante o banho, também fazem parte da fórmula, assim como pétalas de rosas na água, que dão o toque de glamour.

“As aulas práticas são de grande importância na formação dos acadêmicos, permitindo trabalhar as habilidades de temas específicos”, disse a professora, elogiando o empenho das alunas na formulação e montagem da proposta de banho.

“Esta atividade foi uma oportunidade de ampliarmos nosso saber sobre as técnicas de spa e sobre o conhecimento teórico relacionando aos cuidados que devem ser tomados, origem do banho, entre outros”, diz a acadêmica Isabel Fernandes de Sousa.

A coordenadora do curso, professora Raquel Costa Machado, informa que as práticas em Estética e Cosmética promovidas prepara o acadêmico para chegar ao mercado de trabalho habilitado em diversas áreas. “Ele aprende realizando a pesquisa e criando o seu próprio modelo de banho a partir de um conhecimento pré-adquirido, não copiando o que já é feito”, observa.