Aula prática de Administração transformar teoria em experiência no supermercado

Publicado em 2 de Outubro de 2025 às 14:21

Atividade desafiou acadêmicos a identificar estratégias de mercadologia aplicadas em embalagens, promoções e disposição de produtos

Acadêmicos do primeiro ano do curso de Administração da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte, sob a orientação do professor Thiago Martins realizaram a atividade atividade “Missão Supermercado: Caça ao Tesouro do Marketing”. A proposta teve como finalidade aproximar a teoria estudada em sala de aula da realidade do mercado. A experiência que ocorreu durante o mês de setembro consistiu em identificar, fotografar e analisar estratégias de marketing utilizadas pelas marcas, tornando o conteúdo teórico observável no cotidiano.

Com câmeras e roteiros, os estudantes percorreram os corredores de supermercados para documentar exemplos de conceitos de mercadologia. Entre as atividades, estavam o registro e a justificativa de casos em categorias “A Batalha das Marcas”, que comparou produtos de líderes de mercado com versões de marcas próprias; “O Poder da Embalagem”, com exemplos de embalagens funcionais, visuais e sustentáveis; e “Merchandising: A Arte da Posição”, que envolveu observações sobre ponta de gôndola, cross-merchandising e disposição de produtos nas prateleiras.

Foram também analisadas práticas de “Promoção de Vendas”, em que foram identificados formatos de incentivo como descontos progressivos, brindes e degustações. Outro aspecto observado foi o “Preço Psicológico”, exemplificado em valores quebrados, como R$ 9,99.

Ao final da atividade, os alunos retornaram à sala de aula para compartilhar as imagens registradas e elaborar textos para justificar cada escolha. Posteriormente, as informações foram comparadas entre os grupos, resultando em uma reflexão coletiva sobre as estratégias identificadas.

Segundo o professor Thiago Martins, a atividade buscou aproximar a teoria da prática. “A ideia foi fazer com que os alunos fossem protagonistas na aproximação entre conceitos teóricos e práticas de mercado. Ao observarem como as marcas se posicionam e se comunicam no ponto de venda, o processo de aprendizagem se torna mais efetivo”, afirmou.