Aula magna dos cursos de farmácia e estética abordam novas formas de cuidado com o paciente e profissional da saúde

Publicado em 22 de Abril de 2021 às 10:00

Além de Paranavaí, o evento remoto reuniu outras Unidades Universitárias da Unipar

A Aula Inaugural dos cursos de Farmácia e Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, foi realizada em conjunto com as Unidades de Francisco Beltrão, Umuarama (Cursos da Saúde Semipresencial) e Guaíra. Foram convidadas personalidades de grande representatividade em suas áreas de atuação: a enfermeira Patrícia Costa Machado, com a palestra ‘Bem-estar e Equilíbrio Emocional para os profissionais de saúde’, a fisioterapeuta Bruna Corral, com o tema ‘Cosméticos que podem ser indicados na gestação e lactação’ e a farmacêutica Bruna Luiza Pelegrini, que ministrou sobre ‘Novas Perspectivas para o Farmacêutico Esteta’.

De acordo com a enfermeira Patrícia Costa Machado, o equilíbrio emocional, o entendimento das escalas de emoções, bem como o emprego de terapias holísticas no trabalho com o corpo, mente e consciência são de grande relevância. Ela também destacou as terapias alternativas – que atualmente fazem parte das práticas integrativas e complementares do SUS - no tratamento dos desequilíbrios emocionais.

A fisioterapeuta Bruna Corral relatou as alterações estéticas faciais e corporais que podem ocorrer durante a gestação, trazendo um alerta aos riscos do uso de alguns cosméticos durante esse período, como por exemplo, tinturas, filtros solares, derivados de óleos minerais, cosméticos com corantes, termogênicos, entre outros. “Considero esse ipo de informação essencial ao conhecimento do Tecnólogo em Estética, pois durante o exercício da profissão, recebem em suas cabines de atendimentos gestantes e lactantes em busca de tratamentos para as disfunções que as acometem nesse período”, alertou, recomendando uma leitura atenciosa das instruções e proibições em relação ao uso dos cosméticos.

A farmacêutica Bruna Luiza Pelegrini apresentou as novas formas de liberação de fármacos e cosméticos como, por exemplo, as nanopartículas e targets, com suas vantagens de ação e absorção em relação às liberações tradicionais. Discorreu sobre as legislações pertinentes que autorizam o farmacêutico a exercerem a atividade de saúde estética e a realizar procedimentos não invasivos e minimamente invasivos. “Estas atividades promovem um papel significativo no processo de aprendizagem, oferecendo mais possibilidades de interação com novas situações e conteúdos”, pontuou.

Para o coordenador do curso de Farmácia, professor Romir Rodrigues, este tipo de evento representa sempre evolução em conhecimento. Opinião que vem ao encontro também do que pensa a coordenação do curso de Estética e Cosmética. “O debate sobre conteúdos relevantes e atuais fortalece a formação acadêmica”, concluiu a professora Raquel Costa Machado.