Aula Magna do Curso de Direito destaca o direito das mulheres, em comemoração ao mês a elas dedicado

Publicado em 17 de Abril de 2024 às 08:20

Foi realizada no dia 25 de março de 2024, a aula Magna do Curso de Direito da Unidade de Cianorte/PR.

Para enaltecer o mês em que se comemora o dia Internacional das Mulheres, o tema escolhido foi Direito das Mulheres e sua Garantia pela Rede de Proteção.

Realizado em forma de mesa redonda, o evento contou com a participação do Delegado de Polícia Dr. Wagner Quintão, Titular da Delegacia da Mulher de Cianorte/PR e com a da Secretaria Municipal da Secretaria da Mulher, Stephanie Piveta, tendo como intermediadora, a Professora Karem Lívia Miranda de Carvalho.

Durante a noite, o Delegado e a Secretaria Municipal expuseram vários direitos das mulheres vítimas de violência, auxiliando os alunos a reconhecerem na prática, a violência doméstica, e auxiliarem as vítimas a buscarem por ajuda, direcionando-os, onde procurar e como procederem.

Também foram expostos temas de grande relevância, como as medidas protetivas de urgência e sua aplicabilidade, além de trazerem ao conhecimento dos alunos, programas assistenciais e auxiliadores às vítimas de violência atuais, como a possibilidade de utilização do botão do pânico.

Segundo a Professora Mariceles Cristhina Fecchio, a atividade foi uma inovação trazida, pela forma que foi realizada, pois possibilitou um bate papo entre os participantes, com a inclusão dos alunos para perguntas e questionamentos, os integrando ainda mais na atividade. A atividade ainda foi de grande valia para todos os alunos, desde os de séries iniciais como as finais, já que tratou de tema relevante tanto socialmente como profissionalmente para a prática jurídica.

Ela ainda destacou a importância de trazer o tema no mês em Comemoração ao Dia das Mulheres, possibilitando aos alunos novos conhecimentos práticos sobre os direitos das mulheres, os programas assistenciais existentes na Comarca e os meios de proteção mais recentemente disponibilizados, como aplicativo da Polícia Militar e Botão do Pânico.

Última atualização em 19 de Abril de 2024 às 09:04