Atividades de Extensão são incluídas na matriz curricular

Publicado em 28 de Abril de 2023 às 13:09

Determinação do MEC é obrigatória e prevista em lei; na Unipar está ligada ao Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx)

Neste ano letivo de 2023, O Ministério da Educação (MEC) incluiu a Extensão na matriz curricular como disciplina. Agora, não há mais um processo de inscrição, ou seja, todos os alunos estão automática e obrigatoriamente inscritos no Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx) da Universidade Paranaense – Unipar.

A exigência está prevista na Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, e Resolução Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, e estabelece o percentual de 10% da carga horária como componente curricular dos cursos de graduação.

A Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (Copex) se coloca à disposição dos acadêmicos que precisarem de qualquer orientação neste sentido e informa, ainda, que, na operacionalização do PACEx, alunos e professores têm à disposição o ambiente AVA, para postar atividades e material de estudo que serve de apoio para o desenvolvimento das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx). É ali, também, que irão postar os resultados das ACEx desenvolvidas no período.

“Posteriormente, ao término do semestre, essas atividades serão avaliadas pelo docente responsável. As horas de Extensão a serem validadas para cada semestre estão pré-definidas na matriz curricular de cada curso de graduação”, explica a coordenadora da Copex, professora Evellyn W. Lovato.

As orientações e reuniões do PACEx devem ser realizadas presencialmente, em sala de aula, no horário determinado e publicado pela coordenação do curso. E, ao final de cada ano, o acadêmico responderá (via sistema eletrônico) o questionário de autoavaliação do programa.

O regulamento e o manual explicam em detalhes o funcionamento do PACEx na UNIPAR.

Última atualização em 28 de Abril de 2023 às 13:28