Atividade prática marca o início do projeto de ensino Produção Animal Sustentável

Publicado em 30 de Novembro de 2023 às 11:50

Foco dessa estreia foi o monitoramento da endoparasitoses em ovinos; a responsável pelo projeto é a professora Dra. Lorrayne de Souza Araújo Martins

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama deu início ao projeto de ensino Produção Animal Sustentável, sob a condução da professora Dra. Lorrayne de Souza Araújo Martins, com a atividade prática para o diagnóstico e monitoramento da endoparasitoses em ovinos.

Uma das principais realizações da atividade foi a coleta de fezes para fins diagnósticos. Ao adquirir experiência prática nesta tarefa, os alunos aprimoraram suas habilidades na identificação e análise de possíveis sinais de endoparasitoses.

Além disso, a atividade incluiu a coleta de sangue para análise de hematócrito, aliado à aplicação do método famacha - técnica muito utilizada na produção de ovinos para avaliação de anemia em pequenos ruminantes. Ao comparar os níveis de hematócrito obtidos, os alunos acessaram informações valiosas sobre a correlação entre estas duas abordagens diagnósticas.

O PROJETO

O objetivo do projeto de Produção Animal Sustentável é oferecer aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver e aplicar habilidades veterinárias práticas em ambientes da vida real e criar um impacto significativo, além dos limites da esfera acadêmica, sendo norteados pelo bem-estar animal e as boas práticas aplicadas aos animais de fazenda.