Arquitetura traz bate-papo sobre mercado de trabalho e perfil profissional

Publicado em 17 de Maio de 2023 às 11:47

Nomes reconhecidos nas áreas da construção civil, interiores e materiais foram convidados para a conversa

Refletir sobre a atualidade para a Arquitetura e Urbanismo foi o objetivo do evento promovido pelo curso da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. No centro do diálogo sobre mercado de trabalho e perfil profissional estiveram nomes de destaque no cenário da construção civil.

O palco da Unipar recebeu Sérgio Casarotto, da Construtora Wust & Casarotto, Rita Galafassi, da Estação Conceito, Débora Cavalli, da Bontempo Cascavel e Portobello Shop, e Ricardo Lora, da Bastian e Lora. O diálogo foi mediado pelos professores Deborah Paciornik, coordenadora, e Flávio Uren.

Os convidados aconselharam os acadêmicos a enxergarem a profissão em toda a sua amplitude, tendo interesse genuíno por tudo o que envolve o curso que escolheram. “Projeto arquitetônico não é só criar e encantar o cliente, sem um bom detalhamento, ele não vai te contratar uma próxima vez”, observou Casarotto.

Outra afirmação foi que para fazer um bom projeto tem que estudar todas as disciplinas, não só o que gosta. Enquanto está na graduação, é interessante participar do projeto como um todo e, depois, escolher uma área de atuação.

“É preciso ser curioso, buscar desenvolver as soft skills, habilidades além da técnica. Explorar a comunicação, desenvolver autoconhecimento e resiliência”, complementou Cavalli.

Os profissionais também contextualizaram suas experiências de vida, formação e áreas de atuação - obras residenciais, comercias e interiores. Incentivando, ainda, a busca por estágio durante a graduação.