Arquitetura: Estudantes desenvolvem cartilhas para readequação de ambientes

Publicado em 19 de Novembro de 2020 às 09:00

As dicas apresentadas são fáceis de entender, mas se pautam em estudos da área

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, elaboraram duas cartilhas contendo dicas para a organização de ambientes caseiros. O trabalho faz parte do Escritório Modelo, projeto de extensão do curso que oferece serviços à comunidade.

Os títulos são bem pertinentes para quem quer dar uma repaginada no espaço de dormir e de trabalhar: ‘Três dicas para um bom home office’ e ‘Dicas para mudar o seu quarto’. Assinam a produção das cartilhas as acadêmicas Caroline Favoretto, Iara Camargo, Paloma Comitre e Taynara Anizelli.

Elas contaram com a orientação da professora Ana Torqueti. “As cartilhas permitem que, mesmo durante a pandemia, o Escritório Modelo possa chegar às pessoas da comunidade, ensinando de maneira didática a readequar, remodelar suas casas, com base nas dicas valorosas contidas nos materiais”, explica.

Ela lembra que, neste período de pandemia, o home office está em alta: “A partir de agora os ambientes de casa serão cada vez mais usados como escritório e a arquitetura permite que sejam criados dentro de casa, com conforto e beleza que influenciarão positivamente os ocupantes”.

E também elogia o empenho das acadêmicas: “Todas se esforçaram para conseguir um bom resultado, num processo que é importante para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas”.

Por segurança, todas as tarefas envolvidas na produção dos materiais foram executadas de forma remota via plataformas digitais do Google.

Ensinar a transformar

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Unipar recebe estudantes de todas as turmas para estágio, em oportunidades que reforçam e complementam a formação acadêmica. Trata-se de um projeto de extensão universitária que atende a comunidade com serviços voltados para a melhoria de ambientes abertos e fechados, criando lugares com identidade, visual e funcionalmente mais agradáveis, sempre prezando a arquitetura como agente transformador. Sediado na Av. Brasil, 1123, atende das 14h às 17h.