Amor por Arquitetura é tema de Semana Acadêmica

Publicado em 17 de Novembro de 2023 às 14:34

Evento teve programação variada, incluindo palestras, visitas técnicas oficinas e a Charrete

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, organizou mais um importante evento de requisito no calendário letivo. A Semana Acadêmica de 2023 compartilhou muito conhecimento, com uma programação que incluiu palestra, oficinas, visitas técnicas e o tradicional Concurso Charrete.

A abertura, com o tema Escritório de Arquitetura Hiperbato, foi ministrada pelo casal de arquitetos Kellen Garcia e Saimon Bohn, egressos da Unipar. O objetivo foi mostrar os reflexos na vida profissional da época de estudantes, apresentar o trabalho desenvolvido durante 14 anos, a oportunidade de conhecer mais de 20 países, entre Ásia, América e Europa, e crescer profissionalmente, além dos planos para futuros trabalhos.

“Sempre fomos entusiastas e curiosos na arquitetura e sempre buscamos referência mundo afora para entender um pouco da nossa essência. Quanto mais a gente viajava, mais entendíamos o quanto a arquitetura brasileira tem força e o quanto queríamos que a nossa arquitetura fosse característica do Brasil”.

Outra convidada foi a egressa Fernanda Thomé, que participou do Primia (Programa Internacional de Mobilidade Acadêmica). A egressa teve a oportunidade de cursar durante 6 meses disciplinas de enriquecimento curricular, em Barcelos Portugal, no IPCA (Politécno do Cávado e do AVE). Durante a palestra, Fernanda falou da importância de conhecer outras culturas para aprimorar sua visão sobre Arquitetura.

Entre as visitas técnicas, empresas renomadas foram parceiras: Estação Conceito, Luize Home e Illustris.

No roll de oficinas, foram temas precificação para escritório de Arquitetura, com Tanielle Alberti, cobogós científico, com os professores Victor Cancian e Carolina Corso, e criatividade e colagem, com os professores e artistas plásticos Alberto Garcia e Antônio Carlos Machado.

Charrete

O tema do concurso foi um Point para Unipar, apresentado pela professora Deborah Paciornik. A ideia foi desenvolver um projeto arquitetônico de um espaço de lazer que tinha como programa, espaços para música, descanso, lazer e alimentação, em apenas 12h.

Foram premiados: 1º lugar (Equipe Atenas) - Maiara Viapiana, Ana Laura Bernardelli, Lilian Gabrielly do Nascimento, Marco Antônio Duarte dos Santos, Letícia Adur, Paulo Henrique da Silva Piovesan e Hanayzi Carraro de Paula; 2º lugar (Equipe Atrio) - Alice Longhinotti, Elize Cury, Emily Eduarda da Silva, Jaine Aparecida Cavalheiro, Maria Luiza Lins Cavalheiro, Marcos Vinicius Ludwig, Lins Haissa, Vitoria Claro Mantovanni, Isabela Kravec Pellegrini Khatorynn e Jhemille Rocha Tibes; e 3º lugar (Equipe Atrium) – Laura Bizinela, Francisco Junior Barbosa e Nicoly Chiella.