Alunos de Fisioterapia da Unipar prestam atendimento durante a 3ª Corrida da Rotam

Publicado em 29 de Abril de 2024 às 11:32

O aquecimento antes da corrida é fundamental como forma de preparar o corpo para o exercício, reduzindo assim o risco de lesões e dores

Acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão participaram de mais um importante evento esportivo do município. Foi no último dia 21 de abril durante a "3ª Corrida da Rotam”, organizada pelo 21º Batalhão da Polícia Militar. O curso de Fisioterapia participou como parceiro, mobilizando alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º períodos para fornecerem suporte aos participantes com sessões de aquecimento e atendimento na linha de chegada.

A professora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Fisioterapia, ressalta a importância do acompanhamento de atletas amadores, que tem crescido significativamente a cada ano, especialmente quando realizado por equipes multidisciplinares, que envolvem médicos, nutricionistas, treinadores e fisioterapeutas. Ela destaca o papel essencial da fisioterapia esportiva, especialmente no contexto da corrida, como uma área em constante evolução e crescimento.

Segundo ela, o aquecimento antes da corrida é fundamental como forma de preparar o corpo para o exercício, reduzindo assim o risco de lesões e dores. “Entendemos que aquecer é deixar o corpo preparado para resultados positivos. Por sua vez, o alongamento e a liberação miofascial após a corrida podem fazer um grande diferencial na recuperação muscular dos atletas, alongar é uma das primeiras medidas que o corredor deve ter após o treino.”

Apesar de não existirem comprovações científicas de que o alongamento ajuda a evitar lesões na corrida, Indiomara diz que é fundamental para relaxar a musculatura e diminuir a rigidez das articulações. “Por outro lado, a liberação miofascial é uma técnica que consiste em aplicar pressão em pontos de maior tensão muscular, com o objetivo de acomodar a fáscia, tecido que recupera todos os músculos do corpo.”

A professora ressalta que a presença dos acadêmicos do curso de Fisioterapia para iniciar e receber os atletas na corrida foi um diferencial muito importante, pois já no primeiro momento eles trataram de evitar complicações, condições de dor, cãibras e fadiga muscular. Explica ainda que após a realização de um exercício físico, utilizar técnicas específicas da Fisioterapia pode levar a redução dos marcadores de lesão muscular presentes na corrente sanguínea e reduzir a dor muscular tardia.

Última atualização em 29 de Abril de 2024 às 11:32