Visitas ocorreram dos dias 16 a 18 de outubro, proporcionando uma maior visualização prática dos conteúdos vistos em sala e as diversas formas de atuação do farmacêutico
Acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, participaram de visita técnica ao Grupo O Boticário e a Heineken, em São José dos Pinhais/PR, e em Ponta Grossa/PR, respectivamente. Conduziram o grupo de estudantes a coordenadora do curso Nathiele Miranda, Luiz Dias, Thalita Faleiros Santos e Patrícia Filippin.
A visita teve como objetivo mostrar aos acadêmicos como é a rotina dentro das empresas, fortalecendo o conteúdo visto em sala de aula. “Ambos os locais foram escolhidos, pois têm referência com o curso, onde há manipulação de produtos, cosméticos. Sobre a produção de cerveja, também estudamos na graduação sobre a fermentação, uso de leveduras na indústria de alimentos”, explica a professora Thalita Faleiros Santos.
Conforme lembra a professora, o Grupo O Boticário foi fundado por um farmacêutico e, durante a visitação, eles puderam conhecer toda a história da empresa, como a primeira farmácia, o primeiro equipamento e os primeiros frascos utilizados, bem como, a indústria e a produção do dia. Para fechar a visita, cada um pôde manipular o próprio perfume para guardar de recordação.
Já na Heineken, eles realizaram um tour externo e interno, aprenderam sobre a história da cervejaria, ingredientes utilizados, marcas fabricadas, como são armazenadas e envazadas as cervejas e, ainda, realizaram uma degustação.
Para Ana Teresa Pandolfo, que está no último ano do curso, a viagem ficará marcada na memória. “O principal aprendizado foi reconhecer a amplitude e a versatilidade do campo de atuação do farmacêutico. Essas visitas fazem nós, acadêmicos, e pessoas ao nosso redor, compreender que o farmacêutico é um profissional essencial em várias áreas e elas englobam também a área de cosmetologia, alimentícia e industrial”.
Ela conta que a visita favorita foi na Heineken, onde, além de conseguir visualizar na prática algumas matérias como microbiologia, bioquímica, biotecnologia e tecnologias farmacêuticas, o local engloba diversos assuntos dos quais ela mais gosta. “Foi enriquecedor, pois durante o percurso nas instalações, foi possível compreender as etapas da produção cervejeira, conhecer de perto as matérias-primas e o controle de qualidade aplicado à Heineken. Além do mais, aprender fatos que não conhecia sobre essa empresa, como a produção de outras bebidas fora a cerveja e que ela é a única cerveja produzida com Levedura A em tanques horizontais”.
Além de proporcionar aos alunos um momento de aprendizado extramuros, as visitas técnicas também são uma forma de viver uma experiência acadêmica completa, que ficará marcada na memória. “Ficamos muito felizes em proporcionar esse momento aos nossos acadêmicos, principalmente os formandos que irão sair com mais um memória especial em relação à sua graduação”, finaliza a professora Thalita.
Participaram da visita também os professores Nathiele Miranda (Coordenadora do Curso), Luiz Dias e Patrícia Filippin.