Alunos de Direito são destaque no Encontro Anual de Iniciação Científica

Publicado em 10 de Novembro de 2022 às 10:23

Diego Torres, Nathan Oliveira, Mayra Ruchinski e Micheli dos Santos tiveram trabalho selecionado com louvor, pela relevância do tema

O calendário da Universidade Paranaense – Unipar, todos os anos, realiza eventos de relevância humanística, cultural e científica. Dois são bem significativos - VI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XXI Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar, que teve como tema ‘Educação e Ciência: construindo redes de conhecimento’.

Na edição deste ano, os melhores trabalhos inscritos receberam título de honra ao mérito. Acadêmicos do curso de Direito, da Unidade de Cascavel, foram destaque: Diego Cardoso Torres (3º ano), Nathan Henrique Oliveira (2º ano), Mayra Regina Ruchinski e Micheli Machado dos Santos (5º ano).

O trabalho, selecionado com louvor, é intitulado ‘Efetividade da tutela jurisdicional no ambiente digital diante da violação do direito humano da liberdade de expressão’.

Os alunos foram orientados pelo professor Herbert Barros. Segundo o docente, a ideia do trabalho surgiu de discussões em sala de aula, acerca da releitura da concepção da liberdade de expressão em uma sociedade informatizada, cujas opiniões poderiam ocasionar reflexos geográficos plurilocais e instantâneos.

“Os alunos se destacaram por trabalharem em um tema de grande relevância para o Direito, pois nos últimos anos constatou-se o descumprimento deliberado de ordens judiciais de remoção de conteúdo por provedores nacionais e estrangeiros, culminando no agravamento das medidas coercitivas da justiça”, parabenizou.

Para o grupo, foi uma satisfação participar do projeto. “Definitivamente, foi uma grande honra participar e poder ser laureado pelo meio acadêmico. Também pela importância do tema no cotidiano da sociedade, podendo nortear possíveis debates a respeito de uma temática que gera tanta repercussão atualmente. Além disso, a oportunidade permite evoluir diante do meio acadêmico e jurídico, contribuindo fortemente para a minha formação educacional”, frisou Oliveira.