Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam fábrica de esquadrias em alumínio

Publicado em 31 de Agosto de 2022 às 08:31

Empresa apresentou os processos da indústria e a tipologia de vidros e esquadrias utilizadas na construção civil

A fábrica de esquadrias Intervidros abriu suas portas à turma do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, para uma visita técnica. A aula diferenciada foi proposta pelo professor Wellington Bescorovaine, na disciplina de Conforto Ambiental Lumínico e Acústico.

“Na profissão de arquiteto e urbanista, cercar-se de profissionais competentes e capacitados é de extrema importância para a execução de suas obras. E, ao inserir esse tipo de vivência prática já na formação acadêmica, o aluno entra para o mercado de trabalho à frente dos demais”, destacou.

A visita foi conduzida pelo engenheiro civil da indústria, Rodrigo Peçanha, que apresentou os processos da indústria de esquadria em alumínio e materiais utilizados na construção civil, destacando a importância do bom contato entre o profissional que elabora ou executa o projeto e a vidraçaria.

O auge foi o teste de resistência em tipos de vidros diferentes (comum, temperado e laminado), onde os alunos acompanharam a quebra e o resultado pessoalmente, e puderam aprender sobre aplicação dos vidros em projetos e quando utilizá-los.

“A intenção de nossa empresa é compartilhar o conhecimento, facilitando o processo de elaboração dos projetos, no método construtivo para recebimento das esquadrias e fases construtivas.

Estamos felizes com a aceitação de nosso propósito e visita da turma”, agradeceu.

Os alunos gostaram do que viram. Além do conhecimento básico estrutural de vidros e esquadrias, base de tamanhos máximos, tipos de vidros existentes e suas propriedades, a acadêmica Alana Strenske enalteceu a oportunidade de criar vínculo com profissionais da área, facilitando o contato e aprendizado em caso de dúvidas.

A estudante também elogiou o cuidado com a segurança do cliente: “Essa fábrica mostrou ser uma empresa de confiança e credibilidade, apresentando os possíveis problemas que podem ocasionar no dimensionamento errado”.