Alunos de Arquitetura e Engenharia visitam a Itaipu Binacional

Publicado em 30 de Setembro de 2022 às 10:16

Estudantes puderam conhecer a elaboração e execução dessa grande obra, líder na produção de energia limpa e renovável no mundo

A visita técnica já faz parte do calendário letivo da Universidade Paranaense – Unipar e o intuito é complementar a formação, visualizando na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Neste mês, o destino foi a Itaipu Binacional.

A proposta foi oportunizar aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil de Toledo, o contato com a estrutura e funcionamento da maior usina hidrelétrica do mundo.

O coordenador dos cursos, professor Cristiano Goulart, destaca que a visita técnica tem como objetivo apresentar aos acadêmicos os detalhes técnicos da elaboração e execução de uma das maiores obras de engenharia do mundo. Também puderam conhecer sobre a geração e transmissão de energia, hidrologia, vertedouro e barragem.

A Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, com a produção de mais de 2,8 milhões de gigawatts-hora, desde o início de sua operação, em 1984. Suas unidades são responsáveis por 8,4% da energia consumida no Brasil e 85,6% no Paraguai.