Artigos serão publicados nos Anais da VI Conferência Internacional em Gestão de Negócios; ambos foram produzidos com orientação do professor Pedro Lachovicz Neto
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento aguardado por acadêmicos do ensino superior, representando um marco rumo à formação profissional tão sonhada. Essa atividade ficará na memória como uma lembrança ainda mais significativa para acadêmicas do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus em Cascavel, que tiveram seus artigos aprovados para apresentação e publicação nos Anais da VI Conferência Internacional em Gestão de Negócios (CINGEN 2025).
Um dos artigos, produzido pelas alunas Andressa Durval e Maisa Pedroso, com orientação do professor Pedro Lachovicz Neto, teve como tema “O bem-estar do colaborador importa? As mudanças nas engrenagens das organizações”, em que foi realizada uma revisão sistemática da literatura entre 2020 e 2025, investigando como os benefícios oferecidos pelas empresas influenciam o engajamento, a satisfação e a produtividade dos colaboradores. “A análise revelou que o Suporte Organizacional Percebido (POS) é um fator-chave: quando os colaboradores sentem que a empresa se importa com o seu bem-estar, há maior reciprocidade, motivação e retenção”, explica o professor.
Já o outro artigo, produzido pelas acadêmicas Sofia Gabert, Silvânia Padilha e Gabriela de Oliveira, tratou o tema “O impacto do vício em jogos de azar no ambiente laboral: uma revisão sistemática da literatura”, analisando questões como: queda de produtividade, absenteísmo, endividamento e conflitos interpessoais, utilizando como base pesquisas nacionais e internacionais que discutem as consequências psicológicas e sociais do fenômeno, conforme explica a acadêmica Sofia, do 8º período do curso.
Para ela, receber a aprovação do artigo, trouxe, além de alegria, sensação de realização: “Representa mais do que um resultado acadêmico, é a confirmação de que a pesquisa produzida tem qualidade, relevância e capacidade de dialogar com a comunidade científica. Saber que o trabalho contribui para o campo científico e que outras pessoas poderão se beneficiar desse conhecimento é algo extremamente gratificante”, destaca.
A acadêmica afirma a importância que a Unipar teve nesse processo: “Especialmente por oferecer uma formação de qualidade e um ambiente que valoriza a pesquisa científica. O incentivo do professor, que nos apresentou a proposta e despertou o interesse em transformar o tema em um artigo para o CINGEN, foi o ponto de partida para todo o trabalho. Esse acompanhamento do professor orientador, aliado ao apoio institucional e às discussões realizadas ao longo do curso, foi essencial para que o estudo se desenvolvesse com qualidade e alcançasse a aprovação para publicação”.
Para o professor orientador, Pedro Neto, as publicações são relevantes por dois principais motivos: “Contribuem para o avanço da pesquisa acadêmica, trazendo evidências atualizadas sobre temas que afetam diretamente o cotidiano das pessoas e, também, geram impacto prático, ao oferecer subsídios para que gestores e líderes adotem práticas mais eficazes de cuidado com os colaboradores, seja por meio de benefícios estratégicos ou da prevenção de comportamentos compulsivos como o vício em apostas”, finaliza.
Conferência Internacional em Gestão de Negócios
A apresentação dos artigos será realizada no dia 25 de novembro, durante a VI CINGEN. As publicações farão parte de produções acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento, relacionadas à administração, gestão organizacional, psicologia e comportamento humano no trabalho.
Última atualização em 26 de Novembro de 2025 às 17:07