Agosto Lilás: Cursos vão prestar serviços a mulheres em situação de violência

Publicado em 9 de Agosto de 2019 às 16:00

No ‘Ônibus Lilás’, um dos projetos da campanha, as equipes da Unipar farão exames de prevenção do câncer de colo de útero, exames clínicos das mamas, testes rápidos, massagem relaxante, além de orientações jurídicas

Desde o ano de 2016, o mês de agosto foi escolhido para receber a campanha ‘Agosto Lilás’, que tem como principal objetivo levar informações e sensibilizar toda a sociedade sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher. Uma das iniciativas da campanha é Ônibus Lilás, que percorre várias cidades do Brasil levando aos bairros serviços, informação e atendimento a mulheres em situação de risco.

Os atendimentos são gratuitos, basta ir ao local. A cidade de Guaíra receberá o ônibus nos próximos dias 20 e 21. Após uma conversa entre o diretor da Unipar, professor Hugo Miranda, e a vereadora Marlene Dallacosta, a Universidade será um dos parceiros nos atendimentos às moradoras.

O trabalho vai envolver os cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem e Direito, que vão oferecer serviços como exames de prevenção do câncer de colo de útero, exames clínicos das mamas, testes rápidos, massagem relaxante, além de orientações jurídicas.

Na avaliação do diretor da Unipar, o papel da Instituição será de extrema importância no acolhimento e atendimentos às mulheres em situação de risco. “O Ônibus Lilás é um veículo preparado com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, garantindo a privacidade das mulheres, além de possuir um espaço voltado para palestras de sensibilização e informações sobre a violência e direitos das mulheres, imprescindível para uma prevenção. E com certeza faremos um trabalho que vai contribuir para o sucesso da campanha em nossa cidade”, afirma Hugo Miranda.