Agosto Lilás: Campanha fala do enfrentamento da violência contra a mulher

Publicado em 25 de Agosto de 2023 às 15:07

Palestra foi realizada pelo curso de Psicologia, abordando o machismo estrutural e o ciclo da violência

Em todo o país, várias ações foram realizadas para conscientizar sobre a necessidade de enfrentamento da violência doméstica. Na Universidade Paranaense – Unipar, a campanha Agosto Lilás foi referenciada com a palestra Violências de Gênero: uma questão interseccional, realizada em Toledo.

O tema foi abordado pela advogada e professora Maisa Nodari, que é egressa da Unipar e compõe o Instituto Brasileiro do Direito de Família e Instituto Brasileiro de Direito Civil. O convite foi do curso de Psicologia.

O encontro apresentou questões como o machismo institucionalizado ou estrutural e o ciclo da violência. A coordenadora do curso, professora Marilena Olga Koch, destaca que foi um conteúdo riquíssimo. “Trouxe muitos dados relevantes e muito conhecimento. Um convite para profundas reflexões, mudanças no pensar e agir e o olhar cuidadoso para esse fenômeno, infelizmente, ainda tão presente em nossa cultura”, sinalizou.

O evento fez parte das ações do Projeto de Curricularização da Extensão – PACEx, proposto pelo curso dentro do calendário de Saúde Mental.