Acolhimento e Integração: UNIPAR dá as boas-vindas aos calouros de Medicina

Publicado em 26 de Fevereiro de 2024 às 13:25

Universidade Paranaense promove evento inaugural para facilitar a transição dos novos estudantes para a vida universitária

Na noite de 21 de fevereiro, a Universidade Paranaense (Unipar) deu início a uma jornada acadêmica marcante para os estudantes de Medicina. Sob a liderança da Professora Dra. Maria Elena Lima Martins, coordenadora do curso de Medicina, em colaboração com o Programa de Valorização Docente - PRÓ-MAGÍSTER, representado por Alexandre Cezar, aconteceu um evento de integração destinado a aproximadamente 80 calouros e mais de 20 acadêmicos veteranos.

A Professora Dra. Maria Elena Lima Martins enfatizou a importância do evento como um marco na jornada dos novos alunos: "Ingressar na faculdade de Medicina é um momento significativo na vida dos estudantes. Este evento não apenas os recebe, mas também os conecta ao vasto mundo de oportunidades e conhecimentos que a UNIPAR oferece. Estamos aqui para apoiá-los desde o início, garantindo uma experiência acadêmica rica e integrada."

O evento foi estruturado cuidadosamente para abordar diversos aspectos da vida acadêmica e extracurricular na UNIPAR. Alexandre Cezar, por meio do PRÓ-MAGÍSTER, apresentou os recursos digitais da universidade, destacando o portal do aluno, sistemas de aprendizagem on-line e bibliotecas digitais, além de fornecer informações sobre o suporte técnico disponível.

O Centro Acadêmico (CA) ressaltou sua função representativa e incentivou a participação dos novos alunos em atividades e projetos estudantis, destacando a importância do engajamento na vida universitária.

Após um momento de interação durante o coffee break, a IFMSA Brasil - International Federation Of Medical Students’ Association da UNIPAR apresentou seus objetivos e atividades, além de orientar os calouros sobre como participar e contribuir.

As Ligas Acadêmicas - LASEM, LAEC, LAFM e LARDI - compartilharam suas missões e atividades, demonstrando a diversidade e a riqueza das oportunidades de aprendizado disponíveis para os novos estudantes. Grupos extracurriculares como UNIPARLHAÇOS, a Atlética, a Bateria e o grupo de Cheers também tiveram espaço para mostrar suas atividades e como contribuem para a construção de uma comunidade universitária vibrante e engajada.

O evento encerrou com uma sessão de agradecimentos, recapitulação dos pontos principais e uma sessão de perguntas e respostas, incentivando os calouros a aproveitarem ao máximo sua experiência na UNIPAR. Esta iniciativa não apenas reafirmou o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, mas também ressaltou a importância da integração social e do bem-estar dos estudantes, estabelecendo um precedente inspirador para futuras iniciativas de acolhimento.