Ação integrada de cursos da Unipar realiza Festa da Primavera

Publicado em 24 de Outubro de 2022 às 10:40

Ação de prática didático-pedagógica envolveu acadêmicos de Pedagogia, Nutrição e Educação Física

A chegada da estação mais florida do ano neste mês de outubro, motivou a realização da Festa da Primavera, ação de prática didático-pedagógica integrada entre os cursos Pedagogia, Nutrição e Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama.

O objetivo esteve ligado à possibilidade de explorar e ampliar habilidades e competências formativas de cada participante, aprendidas em suas formações profissionais e acadêmicas, bem como promover a sociabilidade entre todos e estimular o interesse pela preservação do meio ambiente e para uma atitude sustentável.

Assim, as coordenações dos cursos pensaram em um evento que pudesse propiciar aos envolvidos o seu planejamento e gestão, com divisão das responsabilidades na organização geral de todas as etapas estudo (seleção, elaboração e execução-aplicação). Educação Física ficou com as atividades artísticos-culturais (danças e folguedos); Nutrição com atividades da gastronomia (cardápios e alimentos); e a Pedagogia com a confecção da decoração espaço do evento.

E foi um momento muito positivo, culminando em confraternização no clima de primavera, com trajes florais e várias atrações. Teve premiação do concurso cultural de danças de cada turma, de canto e instrumento, para acadêmicas com habilidades musicais, atividades como jogos e desafios (folguedos), utilizando o motivo de flores/primavera e a entrega de sementes de girassol como lembrança aos participantes. “Todas as atividades abordaram como tema principal o respeito ao meio ambiente, ao próximo e às diferenças individuais”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria do Carmo Oliveira Nogueira.

Os alunos puderam retomar e aplicar os conhecimentos elaborados de como organizar qualquer evento, desenvolvendo competências importantes para a vida, como planejamento de atividades, organização de eventos, comunicação e divulgação, registro e avaliação do processo.