Ação em Cmei’s preconiza adesão em calendário de vacinação

Publicado em 29 de Junho de 2023 às 09:57

Cursos da saúde se reúnem para conscientizar sobre a importância de vacinar as crianças, proteger e prevenir contra doenças antigas

Com a diminuição da adesão ao PNI (Plano Nacional de Imunização), no município de Toledo, a Universidade Paranaense - Unipar realizou uma ação para estimular a vacinação de crianças. A mobilização foi promovida por alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Nutrição, nos CMEI´s Diva Fontana e Arlindo Campos.

Os trabalhos foram supervisionados pela psicóloga Jéssica Fernanda Lagni, o biomédico Marcos Lourenço, o farmacêutico Luciano Dourado, e da nutricionista Jéssica Kvieczynski.

A equipe sinaliza que o Plano atualmente oferta 48 imunobiológicos, que são distribuídos anualmente - vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas, sendo 20 vacinas oferecidas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, conforme o calendário nacional de vacinação.

Desse total de vacinas, 18 abrangem o público composto por crianças e adolescentes. Contudo, dados apontam que, nos últimos anos, caiu bruscamente a procura e adesão da população ao PNI. Um dos motivos para esta redução é a sensação de algumas doenças não existirem mais, por grande parte estarem sob controle, e por não ter registro de casos no país há muito tempo.

O intuito foi incentivar a adesão das famílias ao calendário. No encontro, foram realizadas atividades como pintura de desenhos com as mãos e seringas, interação com Maria e Zé Gotinha, com utilização de jalecos pelas crianças, a fim minimizar o medo que muitos têm do profissional de saúde devido ao uso do jaleco branco. As crianças demonstraram ânimo, disposição e excelente interação.

A ação contou, também, com a presença de uma ACS das UBS’s dos bairros, que auxiliou na análise das carteiras de vacinação e identificação de pendências quanto ao calendário de vacinação. Dando sequência à ação, a equipe entrará em contato com os pais, para que possam regularizar as carteirinhas e proteger seus filhos de doenças.