Acadêmicos visitam Bolsa de Valores e Porto de Santos

Publicado em 4 de Dezembro de 2023 às 17:27

Visita técnica envolveu as turmas de Administração e Contábeis, de Cascavel e de Toledo

Conhecimento que vai além da teoria da sala de aula. A Universidade Paranaense – Unipar oportuniza contatos e vivências que endossam a formação acadêmica, seja por meio da pesquisa, dos atendimentos à comunidade ou das visitas técnicas. Uma importante programação aconteceu no último mês. Os estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis viajaram com destino à Bolsa de Valores B3, em São Paulo, e também ao Porto de Santos.

A visita envolveu as turmas das unidades de Cascavel e de Toledo. O grupo foi acompanhado pelos professores Henrique de Sousa, organizador da excursão, Jony Wischneski, coordenador dos cursos, Fernando Botelho, coordenador de Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Toledo e Cascavel, e Cathia Corrêa.

O roteiro incluiu locais de muita relevância para o país. A Bolsa de Valores do Brasil - um importante agente do sistema financeiro nacional, e o Porto de Santos - uma admirável infraestrutura portuária e de comércio exterior do Brasil.

Conforme explica Sousa, a visita técnica proporcionou aos alunos o conhecimento das operações da Bolsa de Valores, sua história e perspectivas futuras do mercado de capitais, e das instalações portuárias e de comércio exterior do Porto de Santos.

Para o docente, outro diferencial da programação foi o acadêmico poder interagir com profissionais experientes e aprender sobre as operações diárias, logística e processos de negócios envolvidos na administração de um dos principais portos do país. Além disso, essa experiência permitiu ao estudante expandir sua rede de contatos e adquirir insights valiosos sobre as melhores práticas da indústria.

“Essa viagem representa um marco significativo na formação acadêmica e profissional do estudante. A familiaridade com investimentos, compreensão da economia nacional, atrelada à oportunidade de observar de perto as operações de um dos maiores polos de comércio exterior do Brasil, enriquece suas habilidades e conhecimentos e proporciona uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, que permite contribuir de maneira ainda mais valiosa para os objetivos da organização em que atuam”, afirma.

A acadêmica do 3º ano de Administração de Toledo, Ediany Zimmermann, lembra que ao longo do ano de 2023, na matéria de Mercado de Capitais, falou-se muito sobre a área de atuação de um administrador no mercado de investimentos e o quanto esse mercado vem crescendo. Para ela, a visita possibilitou compreender mais sobre esse mercado tão vasto: “Soube como os investimentos aconteciam antigamente, como era a forma de trabalho e o quanto eles evoluíram graças aos avanços tecnológicos. Essa visita abriu muitos horizontes”.

Outro ponto interessante foi conhecer a plataforma de educação da B3 e os cursos gratuitos.