Acadêmicos são premiados no Hackathon Agro Challenge 2022

Publicado em 22 de Julho de 2022 às 09:30

Matheus Soares, Felipe Talini e Alan Henrique desenvolveram um sistema de gestão para a Cocamar; premiação foi de mil reais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unidade de Cascavel foi muito bem representado no 1º Hackathon Agro Challenge 2022. Os acadêmicos Matheus Soares, Felipe Talini e Alan Henrique receberam prêmio pelo 3º lugar no desafio. Eles ainda dedicam o prêmio aos colegas estudantes do curso.

A conquista rendeu ao grupo o valor de mil reais. Essa foi a primeira edição da maratona, e teve como tema ‘Desafio de Soluções Tecnológicas para Agronegócio por demanda Cocamar’.

A Universidade Paranaense – Unipar foi parceira na realização do evento (de 1 a 3/7), que aconteceu no formato híbrido: presencial - no Campus 3 da Unipar, em Umuarama, e também foi transmitido em ambiente virtual.

A organização ficou a cargo da Unipar, Orbital Aceleradora Startups e Inovação Corporativa, Cooperativa Agroindustrial Cocamar, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Aciu (Associação Comercial e Industrial de Umuarama).

Segundo a CEO da Orbital Aceleradora Startups e Inovação Corporativa, Ana Carolina Ebenau, em 2021, o mercado de startups e business gerou no Brasil mais de 9 bilhões de dólares. “O start para o empreendedorismo, principalmente com os jovens, para 'cair a ficha' das oportunidades de mercado, além da teoria e na prática, é participar de programas de Open Innovation (inovação aberta) como esse, que te ensina no formato 'mão na massa’ como fazer negócios e como se constrói um produto partindo do zero”, disse.

Os acadêmicos ressaltam que foi uma experiência incrível, mesmo participando de maneira on-line, tendo em vista que foram disponibilizadas ferramentas para que todos estivessem conectados ao evento e participassem dos workshops e palestras.

“O mais importante foi o conhecimento que adquirimos durante os três dias. Aprendemos o uso da ferramenta git para trabalharmos juntos no projeto, mesmo estando cada um em sua residência. Também discutimos sobre a elaboração da ideia em si, como apresentar, adquirir informações e como documentar isso”, explanou Soares.

A ideia do Hackathon foi lançar situações-problemas para que o aluno criasse propostas com soluções tecnológicas e inovadoras (protótipos, softwares e outros projetos). Um dos problemas lançados pela Cocamar foi a gestão de propriedade dos seus cooperadores.

“Pensamos em um sistema de gestão, onde poderia ser feito um controle de estoque, uso de insumos, controle de gastos e lucros. O diferencial da ferramenta era um e-commerce na própria plataforma, possibilitando a compra e venda de insumos e emissão de notas fiscais. Isso ajudaria o cooperador a ter um controle melhor da sua propriedade, enxergando o que melhorar e auxiliando na tomada de decisões”, esclareceram a proposta.

O time destaca, ainda, que o evento foi um divisor de águas: “É incentivador ver que podemos ganhar dinheiro com a programação e ajudar uma pessoa ou empresa a solucionar um problema real usando a tecnologia, além de toda a infraestrutura do evento e a oportunidade de fazer networking com pessoas da mesma área ou de profissões diferentes”.

Última atualização em 22 de Julho de 2022 às 09:30