Acadêmicos são aprovados em programas de mestrados prestigiados no Paraná e Santa Catarina

Publicado em 9 de Dezembro de 2025 às 12:22

A acadêmica Geovana Vitória do curso de psicologia, e os acadêmicos Lucas Ramos dos Santos e Douglas Rafael Ogliari do curso de enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar, campus de Francisco Beltrão, são aprovados em programas de mestrado prestigiados do Paraná e Santa Catarina.

Geovana Vitória cursará o mestrado no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Francisco Beltrão e destacou a importância da conquista. “Este resultado representa a concretização de um sonho e a certeza de que cada etapa valeu a pena”. A estudante também ressaltou o apoio recebido ao longo da formação. “Sou muito grata a todos os professores que estiveram presentes nessa caminhada, pelo apoio e ensinamentos durante a formação acadêmica. Agradeço também à Unipar pelos projetos de iniciação científica que despertaram em mim o interesse pela pesquisa”. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Taise Signorini, afirmou que “a acadêmica sempre foi dedicada e participou de projetos de pesquisa oferecidos pelo curso”.

Lucas Ramos dos Santos foi aprovado na área de “Políticas e Práticas de Cuidado em Saúde” e “Enfermagem em Saúde Coletiva”, e Douglas Rafael Ogliari na linha de “Processos Formativos e Educativos em Enfermagem em Saúde Coletiva”, em programas da UFFS. A coordenadora do curso de Enfermagem, Lediana Dalla Costa, destacou a relevância das aprovações. “Estamos extremamente orgulhosos dessas conquistas. Ver nossos estudantes alcançando espaços tão importantes na pós-graduação demonstra o quanto a dedicação deles e o incentivo à pesquisa dentro do curso têm gerado frutos. Isso inspira toda a comunidade acadêmica e reafirma nosso compromisso com uma formação qualificada, humana e comprometida com o avanço da Enfermagem”.

Durante a graduação, ambos participaram de projetos de pesquisa e extensão em áreas como saúde pública e atenção primária, além de produzirem artigos científicos e participarem de eventos acadêmicos. Douglas Rafael Ogliari ressaltou o impacto da sua trajetória formativa. “Desde os primeiros passos na graduação, eu sabia que queria viver a enfermagem para além da sala de aula. A participação no projeto de iniciação científica voltado à saúde do idoso foi um divisor de águas, ali nasceu minha curiosidade científica e o desejo de seguir para o mestrado. Esta conquista não encerra um ciclo, ela inaugura um novo horizonte, onde levo comigo a responsabilidade de continuar aprendendo, pesquisando e contribuindo para a evolução da enfermagem”.

Lucas Ramos dos Santos também atribuiu o resultado ao envolvimento com a pesquisa. “Desde o início da graduação, sempre tive grande interesse pela pesquisa e busquei me envolver ativamente nas atividades extracurriculares da universidade. Ao longo desse percurso, participei de projetos de pesquisa, mostras científicas, diversos congressos e produzi numerosos trabalhos acadêmicos. Acredito que a educação, quando abraçada com amor e propósito, tem o poder de mudança e a Enfermagem Unipar é um grande exemplo disso”.