Visitas ocorreram nos dias 23 e 24 de outubro e os acadêmicos conheceram diversos tribunais do Estado, além da Assembleia Legislativa do Paraná e a Seccional da OAB
Um grupo com 19 alunos do curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), das unidades de Cascavel e de Toledo, visitou o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e a Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A visita ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro e teve como principal objetivo inserir os alunos do 5º ano dentro do ambiente do qual eles estudam em sala de aula. “Os futuros operadores do Direito tiveram uma imersão no ambiente prático onde as disciplinas teóricas são aplicadas, com evidência a conhecimentos que transcendem os limites da sala, reforçando-se conceitos que nela são abordados e estimulando a importância da integração entre a teoria e a prática”, destaca a coordenadora do curso em Toledo, Dra. Claudia Schneider Braun, que acompanhou os alunos na visita em conjunto com o professor Dr. Rodrigo Castilho.
Para a acadêmica Bruna Machado da Silva, a experiência serviu para ampliar os horizontes, permitindo verificar possibilidades de trabalho que vão além da advocacia tradicional. “Ao conhecer os diversos tribunais, conseguimos perceber o quão vasta é a área jurídica e de que forma podemos nos inserir nesse mercado tão amplo”.
Ela conta ainda, que a visita mais marcante foi a do Tribunal Regional do Trabalho, pois já foi estagiária da Justiça do Trabalho. “Estar ali, “colocando os pés” no tribunal onde já atuei, foi uma experiência emocionante. Poder conhecer um pouco da sua história, vestir a toga, sentar nas cadeiras dos desembargadores e vivenciar de perto uma simulação de sustentação oral me fez sentir como se estivesse experimentando um pedacinho do meu futuro. Foi uma vivência marcante e muito gratificante.
Durante as visitações, os alunos passaram por diversas experiências, como assistir uma sessão de julgamento na área criminal, no Tribunal de Justiça.