Acadêmicos de TI têm palestra sobre habilidades profissionais

Publicado em 11 de Maio de 2022 às 08:19

Equipe ressaltou competências avaliadas no processo de recrutamento e seleção do profissional de TI

Carreira na área de TI, cargos disponíveis, perfil profissional e competências. Dê olho na demanda do mercado atual, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, promoveu um bate-papo entre os estudantes e profissionais da área de gestão de pessoas.

A abertura foi conduzida pelo coordenador do curso, professor Fernando Botelho, que apresentou a convidada da noite, a consultora em gestão de pessoas Fabiana Poletti, que compartilhou sua experiência de mais de 20 anos na área, e as recrutadoras que compõem sua equipe, Gilvana Melo e Thuany Breda. O tema abordado foi ‘Carreira de TI: skills e currículo'.

A proposta foi falar sobre skills, softs skills e hard skills, temas importantes para quem quer seguir uma carreira na área de TI. A equipe orientou, também, como preencher um currículo, o que é um currículo interessante, como usar a ferramenta Linkedin, e quais as competências do profissional da área de tecnologia.

“A visão que se tem da pessoa da computação é um comportamento mais retraído, fechada, que só fica no computador; mas, esse perfil não se encaixa mais. O profissional do novo mercado precisa trocar ideias, criar e discutir projetos com os setores. Quanto mais exercitar o trabalho em equipe, mais à frente seguirá na carreira”, disse Poletti.

E complementou: “Os requisitos imprescindíveis hoje são querer muito a vaga, correr atrás, ter humildade, saber ouvir e ser autodidata”.