O curso foi ministrado por mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica e Ciência Animal
Os acadêmicos do 5º ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama, participaram do curso Fundamentos da Escrita Científica e Gestão de Produção Acadêmica: do Artigo ao Currículo Lattes. A atividade integra o cronograma institucional voltado ao incentivo à pesquisa e à produção acadêmica, como forma de incentivar a formação científica dos futuros profissionais.
O curso foi ministrado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos e do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. As aulas presenciais e remotas abordaram temas fundamentais como organização e planejamento da escrita, formatação de artigos conforme as normas técnicas vigentes, seleção de periódicos científicos, estratégias de visibilidade para publicações e gerenciamento de informações no Currículo Lattes.
O conteúdo foi direcionado especialmente à produção de artigos científicos, resumos acadêmicos e ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), etapa obrigatória para a graduação. A proposta teve como foco não apenas o aprimoramento técnico, mas também o estímulo ao engajamento dos acadêmicos com a ciência, por meio do domínio das ferramentas necessárias para uma atuação acadêmica e profissional qualificada.
Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora doutora Daniela Dib, a ação visa preparar os acadêmicos para os desafios do ambiente acadêmico e do mercado de trabalho. “Ao proporcionar esse curso, os pós-graduandos buscam não apenas auxiliar na elaboração dos TCCs, mas também estimular o desenvolvimento de competências relacionadas à produção e divulgação científica para os envolvidos”, destaca.