Acadêmicos de Medicina têm artigo selecionado em Congresso Médico Acadêmico do Albert Einstein

Publicado em 25 de Novembro de 2022 às 09:55

Artigo para o congresso nacional on-line organizado pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein obteve nota máxima; foram 377 trabalhos inscritos por várias outras instituições

Onze acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, sob à orientação da professora Daniela Boleta Ceranto, inscreveram o artigo ‘A interação do homem com o benzopireno e sua relação com a carcinogênese’ (revisão de literatura), para Congresso Médico Acadêmico organizado pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, no formato on-line.

No edital constava um incentivo à publicação de trabalhos no evento com a oferta de divulgação dos seis melhores avaliados – primeira fase da competição. A boa notícia é que o artigo da Unipar foi selecionado, recebendo nota máxima (10). Outros 377 artigos foram inscritos por outras instituições de ensino.

Na segunda e última fase, o próximo desafio dos acadêmicos, os autores dos trabalhos selecionados devem criar um pôster digital e fazer um vídeo explicando-o. Critérios como comunicação, edição do vídeo e configuração do pôster vídeo, além da relevância do tema, serão considerados. Depois disso, haverá uma premiação nos valores de R$ 800, 500 e 300 para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Vale pontuar que, geralmente, nesses congressos, os trabalhos submetidos com mais visibilidade e credibilidade são oriundos de pesquisas criteriosas, apresentando os seus resultados. Cientes disso, a Unipar entrou para a competição com a expectativa de aprender a participar desses processos, ou seja, a experiência era a principal busca. No entanto, o resultado veio e gerou um misto de surpresa e felicidade. “Após refletirmos sobre o que foi feito para estar entre os seis melhores trabalhos publicados a nível nacional em um congresso deste nível, e competindo pelo primeiro lugar, percebemos que fazer atividades com empenho, embasamento, lógica e coerência com o que foi solicitado pelo evento, independente da modalidade de trabalho, é um diferencial”, comemorou a professora orientadora, acrescentando que essa conquista significa muito para o grupo, pois é um grande incentivo à busca pela ciência e à geração de mais ciência. “Hoje, sabemos e sentimos que contribuir para o meio científico com o potencial de ofertar informações que colaborem para o bem comum é o suprassumo de qualquer profissional. Como professora, sinto-me honrada pela confiança depositada em mim pelos alunos para orientá-los. Eles me procuraram para auxiliar em dois trabalhos, com os textos muito bem redigidos e sempre dispostos a fazer as alterações sugeridas. Penso que é o início de um caminho de grande sucesso profissional. A Universidade oferece oportunidades a todos, porém, vão se destacar aqueles que se empenham e que não medem esforços para fazer a diferença”.

Os acadêmicos seguem entusiasmados e focados para a segunda fase também ser coroada de sucesso.

Última atualização em 25 de Novembro de 2022 às 10:19