Acadêmicos de Farmácia visitam Hemonúcleo Regional de Paranavaí

Publicado em 21 de Novembro de 2023 às 12:55

Além das instalações, os alunos puderam conhecer como é a atuação do farmacêutico neste segmento

Nos dias 07 e 16 de novembro, os acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, sob a coordenação do professor Romir Rodrigues, visitaram a estrutura, e conheceram as instalações e ambientes laboratoriais do Hemonúcleo Regional de Paranavaí.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o objetivo e a missão da Rede HEMEPAR, bem como sua história, desde a fundação. Conheceram os vários ambientes laboratoriais, desde a recepção de doadores, triagem, coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de hemocomponentes.

“Nossos alunos gostaram muito da visita e ficaram encantados com este segmento de atuação do farmacêutico”, destacou o professor Romir.

O Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná é uma entidade de natureza pública, unidade prestadora de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, referência no Estado do Paraná em Hemoterapia e Hematologia, atua em rede, por meio de unidades localizadas no interior do Estado do Paraná.

A Hemorrede desempenha importante papel junto à população, garantindo o acesso à saúde, conforme preceitos constitucionais, além de contribuir significativamente para o uso racional de hemocomponentes.

Presta, ainda, assistência médica hemoterápica e hematológica aos pacientes portadores de coagulopatias, doença falciforme e talassemia, além de realizar a captação de doadores de sangue, coleta, armazenamento, processamento, análise laboratorial e a distribuição do sangue coletado e de seus hemocomponentes.

Estes processos são realizados segundo rigorosos critérios de qualidade e de padrões técnicos estabelecidos pela legislação vigente.