Acadêmicos de Enfermagem realizam ação da campanha Outubro Rosa

Publicado em 14 de Outubro de 2022 às 10:19

Alunos deram orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Em 13 de outubro, os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveram uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa. Em um supermercado da cidade, eles ofereceram aos funcionários orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O atendimento também foi estendido ao público, em geral, que ainda teve a oportunidade de aferir a pressão arterial.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que podem atingir a mulher, e acontece devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível, que pode aumentar e atingir outros locais do corpo. Apesar de, nas fases iniciais, o câncer de mama não causar sintomas, o principal sinal que pode indicar a presença do tumor é a palpação de um nódulo endurecido, além de sintomas como dor, vermelhidão ou saída secreção pelos mamilos, por exemplo.

Mas o câncer de mama pode ter cura, condição que varia de acordo com o tipo e com o estágio em que se encontra. Por este motivo, é muito importante a realização da prevenção, por meio do autoexame e da mamografia.