Durante as ações o grupo utilizou materiais didáticos que simulavam sinais clínicos associados a algumas ISTs
Acadêmicos do 5º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, sob a supervisão da enfermeira preceptora Paloma Thainá dos Santos Queiróz e Silva, realizaram palestras educativas no Colégio Roosevelt e no Colégio Cívico-Militar de Guaíra nos dias 10 e 30 de setembro. As atividades abordaram temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à gravidez na adolescência, com foco na promoção da saúde e na conscientização dos estudantes.
Durante as ações, o grupo utilizou materiais didáticos sensoriais com texturas e odores característicos, que simulavam sinais clínicos associados a algumas ISTs. O recurso buscou aproximar a teoria da prática e alertar sobre os riscos do autodiagnóstico, reforçando a importância da avaliação profissional.
Os acadêmicos também trataram de formas de prevenção, uso correto de preservativos, testagem e tratamento disponíveis na rede pública de saúde (SUS), além de esclarecer mitos e verdades sobre o tema. No debate sobre gravidez na adolescência, foram discutidos aspectos como planejamento reprodutivo, direitos sexuais e reprodutivos, consentimento e a importância da rede de apoio para decisões informadas.
A coordenadora do curso, professora Marileisa Barbosa, ressaltou a relevância da iniciativa. “Levar conhecimento e informações com linguagem clara, respeito e responsabilidade fortalece a autonomia dos(as) adolescentes e previne agravos à saúde”.