As ações tiveram como propósito sensibilizar os estudantes sobre a importância de reconhecer sinais de sofrimento emocional e buscar apoio qualificado
Acadêmicos(as) do 5º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, sob a supervisão da enfermeira preceptora Paloma Thainá dos Santos Queiróz e Silva, realizaram, nos dias 15, 16 e 24 de setembro, palestras e rodas de conversa no Colégio Mendes Gonçalves e no Colégio Roosevelt. As atividades integraram a campanha Setembro Amarelo, com foco na valorização da vida e na prevenção do suicídio.
As ações tiveram como propósito sensibilizar os estudantes sobre a importância de reconhecer sinais de sofrimento emocional e buscar apoio qualificado. Foram discutidos temas como escuta ativa, acolhimento e a importância de recorrer aos serviços de saúde e às redes de apoio escolar e familiar, fortalecendo o cuidado coletivo e a atenção à saúde mental.
Com linguagem acessível e recursos dinâmicos, os encontros proporcionaram momentos de diálogo e reflexão. As rodas de conversa buscaram criar um ambiente de confiança para o compartilhamento de experiências e dúvidas, além de promover a troca de informações seguras sobre autocuidado, empatia e cuidado com o outro.
A coordenadora do curso, professora Marileisa Barbosa, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade. “Esses projetos nas escolas salvam vidas. Quando falamos de forma responsável sobre sentimentos, apoio e acesso ao cuidado, fortalecemos nossos adolescentes e aproximamos a universidade da comunidade”, afirmou.
Última atualização em 21 de Outubro de 2025 às 18:15