Atividade destacou a importância da prevenção, da rede de apoio e do papel dos profissionais de saúde no enfrentamento à violência contra a mulher
Os acadêmicos do 5º e 6º períodos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), Campus de Guaíra, participaram de uma roda de conversa alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. O encontro faz parte da disciplina Atenção Integral à Saúde da Mulher, teve o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a gravidade do tema e de fortalecer a formação acadêmica e cidadã.
A atividade contou com a presença da Guarda Municipal de Guaíra, representada pelas agentes Patrícia Noemia Ribeiro e Daiane Graciele Costa, que abordaram aspectos legais, formas de denúncia, medidas protetivas e a rede de apoio disponível no município. A psicóloga Giovana Gabriel, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), destacou os impactos emocionais e psicológicos da violência, reforçando a importância do acolhimento, da escuta qualificada e do apoio integral às vítimas.
Durante a roda de conversa, foram discutidas as diferentes formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, os sinais de alerta e a relevância da prevenção e da conscientização. A professora Franciele Lopes, responsável pela disciplina, ressaltou que “o espaço de diálogo e troca de experiências contribui para a formação de profissionais conscientes, empáticos e preparados para atuar na prevenção e enfrentamento da violência de gênero”.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marileisa Barbosa, atividades como essa integram as ações curriculares e reforçam o compromisso da Unipar com a defesa dos direitos humanos. “Além de proporcionar sensibilização e informação, essas iniciativas são fundamentais para a formação dos acadêmicos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com certeza, o trabalho desenvolvido também contribui para o fortalecimento da campanha em nossa cidade”, afirmou.