Acadêmicos de Enfermagem da Unipar de Cascavel celebram aprovação do TCC na Revista Aracê

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 às 18:59

Artigo teve como foco as perspectivas da equipe de enfermagem sobre a comunicação com pacientes estrangeiros e seus familiares em uma enfermaria pediátrica

Os formandos de Enfermagem Naiani Cenci e Rafael Bonatto, da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado na Revista Aracê, classificada com A2 no Qualis Capes.

O artigo teve como tema “Perspectivas da equipe de Enfermagem sobre a comunicação intercultural na enfermaria pediátrica”. “O estudo buscou compreender como essa comunicação ocorre na prática, as principais barreiras linguísticas e culturais enfrentadas pelos profissionais e as estratégias utilizadas para superá-las, bem como, os impactos dessas barreiras na qualidade e na segurança do cuidado”, explica Rafael Bonatto.

Para a dupla, a publicação do artigo é um reconhecimento do trabalho executado: “Valida a produção do conhecimento, fortalece a formação acadêmica e estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Além disso, contribui para o fortalecimento do currículo acadêmico, incentiva a continuidade na pesquisa, contribuindo para melhorias na assistência em saúde, permitindo que os resultados do estudo alcancem outros profissionais e pesquisadores da área da enfermagem”, afirma Naiani Cenci.

Eles destacam que, a aprovação, foi também possível graças ao incentivo realizado pela Unipar e pela equipe docente. “A realização e a aprovação deste estudo evidenciam o compromisso da Universidade com o ensino, a pesquisa e a extensão. A experiência, o acompanhamento constante e o incentivo das docentes foram essenciais para a qualificação científica do artigo e para a formação acadêmica dos autores, fortalecendo a cultura de pesquisa na instituição”.

Como destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, Debora Girardello, os profissionais graduados pela Unipar, saem da instituição não somente como enfermeiros: “Nossos acadêmicos formam-se também pesquisadores, agentes de mudança. Construir um currículo sólido durante a graduação é um diferencial fundamental para o futuro profissional e que contribui para direcionar a carreira”.

Para os acadêmicos, a notícia sobre a publicação foi motivo de muita celebração: “A notícia foi recebida com grande alegria, satisfação e sentimento de realização. Representou o reconhecimento do esforço coletivo, do rigor metodológico e da relevância científica do estudo, além de simbolizar uma conquista importante ainda durante a graduação em enfermagem, principalmente sobre um estudo que contribui para ampliar a discussão sobre humanização, equidade e segurança do paciente, especialmente diante do aumento da diversidade cultural nos serviços de saúde, reforçando a necessidade de políticas institucionais e capacitação profissional voltadas à comunicação intercultural”, finalizam Naiani e Rafael.