Acadêmicos de Educação Física apresentam coreografia de Ginástica para Todos

Publicado em 18 de Junho de 2025 às 11:45

Atividade avaliativa valoriza inclusão, cooperação e expressão corporal entre os calouros do curso

Os acadêmicos do 1º período do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, participaram no último dia 2 de junho de uma atividade prática avaliativa da disciplina de Ginástica, com foco no conteúdo “Ginástica para Todos” (GPT). A apresentação foi resultado de um processo colaborativo, que uniu teoria, prática e criatividade.

A Ginástica para Todos é uma modalidade caracterizada pela inclusão e pela ausência de competição, promovendo saúde, bem-estar, convivência social e expressão corporal por meio do movimento. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), “trata-se de uma forma de expressão da cultura corporal do movimento, que compreende atividades gímnicas com fins educativos, recreativos, de saúde e de espetáculo, voltadas à inclusão, sem caráter competitivo, valorizando a diversidade e o prazer de se movimentar”.

A professora Durcelina Schiavoni Bortoloti, responsável pela disciplina, informou que os próprios estudantes elencaram o tema “Ginástica para Todos em: Trote do Talento” e participaram ativamente de todas as etapas do processo. “Discutiram o local da apresentação, os deslocamentos e as formações da coreografia, além da atuação dos grupos. Depois, escolheram a música e estudaram seus ritmos. Com auxílio da professora, decodificaram a música em grupos de oito tempos, organizaram a coreografia e, por fim, ensaiaram e apresentaram no dia 2 de junho”.

A proposta atingiu os objetivos pedagógicos da disciplina e proporcionou vivências importantes aos acadêmicos. “Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver compromisso e dedicação, valorizar a diversidade e, claro, se divertir”, destacou a professora.

A coreografia final, construída coletivamente, foi embalada pela música “UP”, escolhida como homenagem à Universidade Paranaense. A apresentação foi registrada com o uso de drone, e o vídeo está disponível no perfil do curso de Educação Física da Unipar no Instagram: @edfisicauniparfb.