Acadêmicos de Direito têm artigo publicado na Akrópolis – Revista de Ciências Humanas da Unipar

Publicado em 20 de Setembro de 2022 às 09:43

Publicação teve como tema ‘O Sistema Penitenciário frente à violação dos direitos humanos e dignidade da pessoa humana’; quatro alunos do 2º ano são os responsáveis

A Universidade Paranaense – Unipar, desde sempre, incentiva e desafia os seus acadêmicos a se envolverem com a pesquisa, e atividades que complementem a graduação de forma ampla e abrangente.

Neste contexto, o curso de Direito divulga mais uma conquista significativa dos seus alunos. É que os acadêmicos do 2º ano da Unidade de Umuarama, Gabriele Buffetti de Mello, Geovana Barbosa da Silva, Débora Priscila Santini e João Pedro de Azevedo, sob a orientação do professor Pedro Henrique Marangoni, tiveram artigo publicado na Akrópolis – Revista de Ciências Humanas da Unipar.

O tema do artigo é ‘O Sistema Penitenciário frente à violação dos direitos humanos e dignidade da pessoa humana’, que tem como objetivo analisar a insuficiência do sistema prisional, tendo em vista a violação dos direitos humanos e o princípio da dignidade humana, considerando que não são assegurados para aqueles que estão sob custódia do Estado os direitos previstos na Legislação Penitenciária.

No texto, discorrido entre as páginas 61 e 71, eles abordam a disparidade da atual situação e tratamento existente dentro dos presídios, com o objetivo que lhe foi atribuído, ou seja, a falta de estrutura e organização, juntamente com todas as deficiências presentes nesse ambiente.

Para os alunos, envolver-se com as oportunidades disponíveis na graduação é pensar numa carreira estruturada e num futuro promissor na profissão escolhida.

“Foi muito importante para mim ter o nosso artigo publicado em uma revista científica, pois ele foi resultado de muita dedicação e trabalho em equipe, sem contar todo o conhecimento que adquirimos ao escrevê-lo, uma vez que buscamos várias referências bibliográficas, o que nos proporcionou um enorme aprendizado acerca desse assunto tão estigmatizado atualmente", relatou a aluna Débora.

Para João Pedro, é muito gratificante como acadêmico ver que todos os esforços para realização deste artigo valeram a pena. “Hoje só tenho que agradecer à Unipar por proporcionar todos os meios possíveis para nosso desenvolvimento como futuros profissionais do Direito. É uma grande honra pertencer a esse curso que vai muito além da sala de aula, nos proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Gratidão, também, ao professor Pedro e a Deus”.

Gabriele acrescentou que o sentimento de felicidade é imenso em ver o artigo publicado na revista da Unipar. “Quero ainda escrever muitos e vê-los publicados. O curso de Direito da Unipar é um diferencial, se tratando de incentivo à pesquisa”.

E a aluna Geovana conclui: “Espero que seja o primeiro de muitos durante a graduação. Agradeço ao professor Pedro pela orientação, à professora Tatiane pela correção do artigo e à professora Martha por todo apoio”.

Última atualização em 22 de Setembro de 2022 às 09:21