Evento marca compromisso ético e profissional dos futuros biomédicos
Na última sexta-feira (16), a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, promoveu a 1ª Cerimônia do Jaleco do curso de Biomedicina na modalidade Semipresencial. O evento reuniu 70 acadêmicos no anfiteatro da unidade e marcou um momento simbólico e significativo na trajetória dos futuros profissionais da saúde. Familiares e amigos estiveram presentes para prestigiar a solenidade.
O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região e lideranças municipais. Compuseram a mesa diretiva a diretora-geral do campus de Guaíra, professora mestre Daniele Garcia de Almeida Silva; o diretor da Educação a Distância (EAD) e Semipresencial, professor mestre Edson Cortez; a coordenadora geral do Núcleo de Saúde dos cursos semipresenciais, professora mestre Samantha Wietzikoski; o coordenador geral da EAD, professor mestre Evandro Mendes de Aguiar; a tutora supervisora professora Luciele Lucia dos Reis de Oliveira; o tutor supervisor Edenilson Guimarães; o vereador João Carlos Hartekof; e o biomédico André Pedroso, representante do Conselho Regional de Biomedicina – Região 6.
Durante a cerimônia, a estudante Emily Valeria Sanabria conduziu a leitura do juramento profissional. “Foi uma noite memorável e um marco para a modalidade Semipresencial e para o Curso de Biomedicina”, destacou a aluna.
A diretora do campus, professora Daniele Garcia, enfatizou a relevância do momento. “Essa cerimônia foi um marco para o curso de Biomedicina, pois foi o primeiro evento presencial dos cursos semipresenciais. Trazer os pais dos alunos à universidade demonstra o quanto os filhos foram bem acolhidos e tiveram acesso a um ensino de qualidade. Para a sociedade, é de fundamental importância a formação de biomédicos que contribuam para o desenvolvimento da saúde e da ciência, com precisão no diagnóstico de doenças e promoção da saúde”.