Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia recebem profissional do Iphan/Bahia

Publicado em 17 de Abril de 2024 às 09:16

O arquiteto e urbanista João Gustavo Andrade Silva compartilhou sua vivência com políticas públicas e gestão do patrimônio histórico

É com grande satisfação que a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, recebeu o arquiteto e urbanista, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, João Gustavo Andrade Silva, que realizou palestra de relevância significativa, intitulada ‘Políticas Públicas e Gestão do Patrimônio Histórico’.

Andrade trabalha na superintendência do Iphan, da Bahia, e pôde contar com propriedade sobre o seu trabalho. O evento ocorreu na última segunda-feira, 8, e foi conduzido diretamente da capital Salvador, com transmissão ao vivo para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.

“Foi um marco, tanto em termos de conteúdo, quanto de participação, proporcionando aos participantes uma oportunidade valiosa de reflexão e debate sobre questões cruciais relacionadas à preservação do patrimônio histórico, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento acadêmico e para a formação de profissionais conscientes e engajados”, destaca o professor Wellington Bescorovaine, organizador e mediador do evento. O docente é responsável pela disciplina de Patrimônio Histórico, para o 5 º ano.

A coordenadora do curso, professora Andressa Ruschel, conduziu a abertura da palestra. “O sucesso alcançado durante o evento reflete a pertinência e o interesse gerado pelo tema abordado”, destaca.

Para o palestrante, é de suma relevância a construção coletiva e a apreensão - entre técnicos, corpo acadêmico e sociedade civil - do que é considerado patrimônio cultural, tendo em vista a identificação dos valores atribuídos, junto à aplicação dos instrumentos de proteção, como o tombamento e o registro. “Há a possibilidade de que sejam elaboradas políticas públicas eficazes de preservação e salvaguarda daqueles bens que traduzem a identidade, memória e história dos diversos grupos que compõem a população brasileira”, frisou.