Acadêmicos de ADS realizam visita técnica à Bio Access

Publicado em 5 de Setembro de 2025 às 18:17

Os acadêmicos desenvolverão o “Desafio de Desenvolvimento de um Sistema de Rastreamento de Bombonas de Resíduos da Saúde” que busca garantir maior transparência, segurança e conformidade legal no processo de resíduos

No começo desta semana (1º), os acadêmicos do quarto período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte, participaram de uma visita técnica à empresa Bio Access, especializada em coleta e destinação final de resíduos. A atividade foi acompanhada pelos professores Priscila Betania e Edvaldo Rodrigues e integra o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar nas disciplinas de ESG e Empreendedorismo.

A Bio Access é uma empresa brasileira fundada em 2005, fruto do projeto de um egresso da Unipar. Com sede em Cianorte, a organização atua na coleta, transporte e destinação adequada de resíduos sólidos, com ênfase nos classificados como perigosos e de saúde, buscando reduzir riscos ambientais e de saúde pública. Além disso, a empresa desenvolve planos de gerenciamento e aplica tecnologias voltadas ao reuso de resíduos hospitalares e industriais, promovendo práticas sustentáveis e em conformidade com a legislação ambiental.

Durante a visita, os estudantes foram recepcionados pelo técnico ambiental Lucas Noquelli e pelo senhor Valdecir Apolinário, que apresentaram a estrutura e os processos da empresa. A partir dessa experiência, os acadêmicos desenvolverão o “Desafio de Desenvolvimento de um Sistema de Rastreamento de Bombonas de Resíduos da Saúde”. O projeto tem como finalidade criar uma solução tecnológica que permita o monitoramento completo do ciclo de vida dessas bombonas, desde a geração em hospitais, laboratórios, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, estúdios de tatuagem, funerárias, farmácias, entre outros geradores de resíduos, até sua destinação final em estações de tratamento ou incineradores especializados.

A iniciativa busca garantir maior transparência, segurança e conformidade legal no processo, contribuindo para a redução de riscos relacionados ao descarte irregular. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes serão apresentados no dia 1º de dezembro, em bancas avaliativas que contarão com a participação dos gestores da Bio Access, responsáveis por analisar as propostas e selecionar a solução mais adequada às necessidades da empresa.