Acadêmicos da Unipar se preparam para estreia na Operação Rondon Paraná

Publicado em 3 de Julho de 2025 às 13:12

Esta será a primeira vez que a universidade integra a iniciativa que ocorre entre os dias 9 e 22 de julho

Acadêmicos extensionistas da Universidade Paranaense (Unipar) se preparam para iniciar, na próxima quarta-feira (9), a participação na Operação Rondon Paraná, projeto de extensão universitária voltado ao desenvolvimento social de comunidades em situação de vulnerabilidade. Esta será a primeira vez que a Unipar integra oficialmente a iniciativa, que ocorre entre os dias 9 e 22 de julho. A universidade estará atuando nos municípios de Barra do Jacaré e Quatiguá, no Norte Pioneiro do Paraná.

Ao todo, foram selecionados 20 acadêmicos de graduação de diversos cursos e das sete cidades em que a Unipar mantém campi. O grupo é acompanhado por quatro professores que atuam como monitores, divididos entre os Grupos A e B da operação. Durante o mês de junho, os participantes passaram por treinamentos e reuniões de planejamento para as atividades que serão realizadas nas cidades.

“As reuniões realizadas para treinamento da equipe e planejamento das atividades que serão propostas (oficinas) estão acontecendo de forma remota, devido ao fato dos integrantes serem de diversas unidades da Unipar. A distância física não nos impede de trabalhar de forma colaborativa e integrada”, destacou a professora Ana Carolina Soares Fraga Zaze, gerente-geral de Extensão Acadêmica da Unipar e responsável pelo projeto na instituição.

Na cidade de Quatiguá, por exemplo, o grupo da Unipar irá realizar mais de 86 oficinas ao longo dos quase 30 dias de operação, com atividades voltadas à cultura, educação, cidadania, saúde e bem-estar. As ações incluem contação de histórias, teatro, atividades com idosos, oficinas sobre descarte correto de medicamentos, entre outras.

A acadêmica Alana Berti Rosa, do 4º ano do curso de Farmácia do campus de Umuarama, é uma das selecionadas. Ela relata estar empolgada com a oportunidade. “Tem sido algo inovador, que nunca imaginei ao ser selecionada para o projeto. Acredito que é uma experiência que vale a pena por estar em contato com outras áreas em uma cidade pequena. Espero fazer a diferença”, afirmou. “Me sinto ansiosa para começar logo. Preparei minha mala de viagem e estou feliz por viver essa experiência, que será ótima para o meu lado profissional e pessoal”.

No dia 24 de junho, a Unipar recebeu os “Kits Rondonista”, entregues pelo professor Paulo Liboni, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenador da Operação Rondon Paraná da instituição pública. A entrega contou com a presença das professoras Ana Carolina Zaze e Bárbara Cossettin Costa Beber Brunini, do Diretor de Educação, Gillianno Mazetto, além dos acadêmicos Arthur Lopes Teixeira (Direito), Alana Berti Rosa (Farmácia) e Maria Eduarda Zanfrilli Pleul (Psicologia), todos do campus de Umuarama.

A Unipar desenvolverá suas ações em parceria com acadêmicos, professores e técnicos da UEL, com oficinas e atividades voltadas à cultura, arte, educação, cidadania e participação popular.

Criada em 2019, a Operação Rondon Paraná é inspirada na Operação Rondon nacional, existente desde 1967. A iniciativa estadual foi adaptada para atender as especificidades do Paraná e já beneficiou dezenas de municípios, com a realização de milhares de oficinas e atendimentos. O projeto busca promover transformações sociais sustentáveis por meio da atuação integrada entre universidades e comunidades locais.