Acadêmicos da Unipar embarcam para a Operação Rondon Paraná 2025

Publicado em 9 de Julho de 2025 às 15:59

A equipe reúne 20 acadêmicos dos sete campi que atuarão nos municípios de Barra do Jacaré e Quatiguá

Na manhã desta quarta-feira (9), acadêmicos e professores da Universidade Paranaense (Unipar) partiram do campus Sede, em Umuarama, com destino à cidade de Londrina, onde encontrarão a equipe parceira da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o início da Operação Rondon Paraná 2025 no Norte Pioneiro do estado.

A equipe reúne 20 acadêmicos dos campi de Umuarama, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Cianorte, Paranavaí e Guaíra.

A programação oficial tem início nesta quarta-feira (9), com cerimônias no município de Jacarezinho. Após a abertura, os acadêmicos seguirão para as cidades de atuação, onde serão realizadas oficinas e outras atividades comunitárias até o dia 22 de julho.

A acadêmica Bertieli Krampe de Almeida, do quinto ano do curso de Psicologia no campus Francisco Beltrão, destacou a expectativa para a participação no projeto. “Estou animada e emocionada por ter sido selecionada para participar do projeto. Acredito que essa experiência será muito rica para a minha graduação e também enquanto pessoa. Estou ansiosa para o decorrer dos dias da Operação Rondon Paraná”.

A equipe foi dividida em dois grupos. O Grupo A será responsável por oficinas nas áreas de cultura, educação, direitos humanos e justiça e atuará no município de Barra do Jacaré. Já o Grupo B concentrará as ações na cidade de Quatiguá com temas que envolvem tecnologia, saúde, meio ambiente e trabalho. As ações serão desenvolvidas de forma integrada com professores e acadêmicos da UEL. “Cada acadêmico, dentro da sua área de conhecimento, traçou estratégias para planejar oficinas com o objetivo de levar conhecimento às comunidades, contribuindo para seu desenvolvimento”, comenta Ana Carolina Zase, gerente-geral de Extensão Acadêmica, que está à frente da equipe da Unipar envolvida com o projeto Rondon.

A professora Zaze destaca que oportunizar essa experiência para os professores e acadêmicos é algo que a deixa realizada. “Para a Unipar, ter a possibilidade de participar da Operação Rondon Paraná 2025 é um verdadeiro privilégio. Considerando que a nossa universidade nunca participou de um projeto de tamanha importância e significado em relação à responsabilidade social é realmente gratificante”, destaca.

Promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), a Operação Rondon Paraná tem como objetivo desenvolver ações voltadas à cidadania, sustentabilidade e valorização cultural em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).