Acadêmicos da Unipar assistem palestra com profissionais do Marreco Futsal

Publicado em 30 de Setembro de 2022 às 08:27

Fisioterapeuta e preparador físico do time conduziram o momento

Os acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão acompanharam neste mês de setembro a palestra “Atuação conjunta do fisioterapeuta e do preparador físico no meio esportivo de alto rendimento”.

O tema foi apresentado pelo fisioterapeuta Fabiano Girardi e o preparador físico Fernando Campos, ambos da equipe profissional do Marreco Futsal.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Indiomara Baratto, a área esportiva/desportiva está em ascensão, um mercado de trabalho ainda considerado novo e com demanda crescente. Ela entende que os acadêmicos devem estar sempre atualizados, pois a vida profissional inicia desde o início da graduação. “É importante eles terem em mente que a prática do exercício físico por atletas de alto rendimento é intensa e que durante o treinamento e competições existe necessidade de um ótimo condicionamento físico e muscular”.

Outra percepção importante é o trabalho em equipe. O fisioterapeuta Fabiano e o preparador físico Fernando trabalham de forma conjunta e isso melhora o alcance dos objetivos.

A docente observa que os treinos de atletas participantes de modalidades esportivas de alto rendimento podem gerar sobrecarga do sistema musculoesquelético, pois eles estão expostos a mudanças bruscas, por exemplo, de direções de corridas, interrupções não programadas de movimentos, seguidas por movimentações em velocidades elevadas, saltos com aterrissagens instáveis, dentre outras inúmeras atividades que geram um aumento do impacto articular e situações de risco de lesão. “Foi essencial para os nossos acadêmicos verificarem a atuação conjunta dos profissionais e a forma de trabalho e conduta dos mesmos”, citou Indiomara Baratto.