Acadêmicos compartilham o porquê escolheram seus cursos de graduação

Publicado em 7 de Junho de 2021 às 13:00

Proposta foi lançada aos ingressantes de Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Estética, Arquitetura, Administração, Biomedicina e Direito

O momento da escolha profissional é uma fase de angústia para o estudante. São dúvidas como: Do que eu gosto? Quais disciplinas me identifico? Com o que me vejo atuando profissionalmente no dia a dia? Em qual área - ciências humanas, exatas, tecnológicas, engenharias? Como é a atuação em cada carreira?

Para promover o engajamento entre os alunos e suas afinidades, além de possibilitar a reflexão quanto à escolha pela profissão, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, abriu espaço para que seus alunos de 1ª série expusessem um pouco de como foi este processo.

A iniciativa foi da professora Silvana Vaillões: “Questionar-se é um movimento importante para a compreensão do caminho a seguir, além de aproximar o jovem do ensino superior e da escolha profissional”.

A docente lançou a pergunta e os alunos responderam com criatividade, utilizando as redes sociais. Confira alguns depoimentos.

Profissões

“Sempre sonhei em criar algo que fizesse a diferença. Com o curso de Arquitetura espero conseguir usar minha criatividade para projetar algo que mude a vida das pessoas na zona urbana e que eu possa me realizar profissionalmente com o meu trabalho” (Eduarda Scappa).

“A Estética sempre foi uma escolha pela vontade de cuidar das pessoas e trazer saúde e bem-estar. Após começar a faculdade, esse sentimento se reafirma todo dia, vendo os efeitos que trabalhar com a estética científica proporciona a cada paciente” (Kamila Bonfim).

“Escolhi cursar Psicologia, pois ela me dará a oportunidade de estudar a mente humana nos seus aspectos psicológicos e saber sobre o desenvolvimento humano, além de ajudar pessoas” (Matheus Kubiaki).

“Escolhi o Direito por amor. Acredito que devemos defender o direito do próximo” (Gabrielli Vieira).