Acadêmico de Medicina apresenta projeto de residência internacional

Publicado em 22 de Março de 2023 às 09:49

‘Estudante sem fronteiras’ é fruto de uma parceria com o Centro Acadêmico de Medicina da Unipar e a IFMSA Brasil

O acadêmico Davi Correa Pereira, do 5º ano de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama está divulgando um projeto de residência internacional, nos Estados Unidos. Trata-se do ‘Estudante sem Fronteiras’, fruto de uma parceria com o Centro Acadêmico de Medicina da Unipar e a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA).

Na última semana (16/03), foi promovida uma live informativa sobre o assunto, em um bate-papo do aluno com um residente de psiquiatria em Houston, no Texas.

De acordo com Davi, entre os principais motivos que norteiam a procura por residência nos EUA, estão questões ligadas à tecnologia e desenvolvimento farmacêutico, retorno financeiro, além da concentração dos maiores centros hospitalares do mundo.

COMO FUNCIONA

A prova de residência é conhecida como United States Medical Licensing Examination (USMLE). Nos EUA, o processo de seleção dos residentes é unificado. O USMLE consiste em três avaliações em diferentes períodos, chamadas Steps. Por lá, essas avaliações geralmente são realizadas ainda durante a graduação. Já aqui no Brasil, podem ser realizadas durante ou após a conclusão do curso, devendo seguir a seguinte ordem: Step 1, Step 2 e Step 3, sem a necessidade de sair do país para a realização.

Para que os acadêmicos sejam elegíveis ao USMLE, a universidade deve constar no World Directory of Medical Schools (WDOMS), bem como possuir uma validação conhecida como Sponsor Notes. No caso da Unipar, o curso de Medicina é encontrado no WDOMS, porém ainda não obteve o Sponsor, está no processo de acreditação. Ao conquistá-lo, isso será mais um diferencial para a Instituição. “Obter o Sponsor é um processo sem custo pra Universidade. Da última abertura de cursos de Medicina, nenhuma tem essa acreditação ainda”, explicou Davi.

Além de bons resultados nas avaliações do USMLE, o candidato à residência nos EUA deve procurar estagiar em hospitais norte-americanos, a fim de receber cartas de recomendação. O documento consta como ponto fundamental no currículo do interessado.

Após realização das provas e formação de currículo, o candidato aplicará seus resultados no The National Resident Matching Program, selecionando os hospitais que apresenta interesse de aplicação. Em seguida, ocorre a seleção dos novos residentes com base em resultados, currículo e preferências adotadas pelos hospitais e instituições.

“Nos colocamos à disposição para esclarecer outras dúvidas ou repassar mais detalhes a respeito do projeto aos interessados”, concluiu o acadêmico.

Última atualização em 22 de Março de 2023 às 09:54