Acadêmicas de Medicina da Unipar lançam livros de experiências ligadas às metodologias ativas

Publicado em 7 de Outubro de 2022 às 10:46

Projeto SemioBook e AnatoBook é de autoria das alunas do 3º ano, Isabella Tobbin e Jéssica Xavier

As acadêmicas do 3º ano do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, Isabella Tobbin e Jéssica Xavier são as autoras do projeto SemioBook - Guia de Semiologia Médica (ISBN: 878-65-00-43265-7) e AnatoBook - Guia de Anatomia Topográfica (ISBN: 978-65-00-43264-0).

Este projeto foi motivado pela vivência e adequação à universidade e ao formato de metodologia ativa, diante da necessidade de um estudo prévio para participação e interação nas aulas. “Foi percebida por nós, a falta de um material prático e confiável disponível no mercado, que funcionasse como apoio junto às literaturas médicas recomendadas e que se adequasse à intensa rotina de um acadêmico de Medicina”, explicaram.

Os livros foram idealizados como método de memorizar e revisar constantemente a Semiologia Médica e Anatomia Topográfica, de forma a aprimorar o raciocínio clínico. “Atualmente, estamos produzindo mais um material, o FarmacoBook, uma publicação semelhante às anteriores, de Farmacologia Integrada, em parceria com a professora Francislaine Lívero, docente que muito nos incentivou e explora as metodologias ativas assiduamente”, informaram as alunas.

Com o estudo ativo e também por incentivo da Unipar e dos professores, as acadêmicas buscaram diversos métodos de estudo diferentes, como, por exemplo, tabelas e quadros que corroboram muito com a fixação de conteúdos, já que possuem uma sistemática específica e bem determinada. “Além disso, utilizamos em nossos livros técnicas mnemônicas como acrósticos e fichamentos (sínteses esquemáticas de cada tópico) ”.

Todo o processo de criação foi elaborado ao longo de dois anos. Os resumos eram formulados a cada aula ministrada e endossados com o estudo prévio e posterior. Neste período houve muita procura de outros acadêmicos interessados, o que as motivou a tornar este compilado de materiais como Guias Práticos compartilhados.

“Foi de extremo entusiasmo os resultados e feedbacks colhidos no percurso, muitos acadêmicos relataram a utilidade e eficiência do material para seu estudo próprio e memorização, bem como elogios e estímulo dos docentes das respectivas disciplinas. Encontramos junto a publicação destes livros, uma grande inspiração, pois ao entrarmos na universidade, o método ativo, muito diferente da metodologia tradicional com a qual somos majoritariamente habituados, foi um grande desafio, porém nos trouxe muito crescimento e aprendizado. Agradecemos imensamente à Unipar, que nos proporcionou desafios, incentivos e meios para nosso crescimento”, concluíram.