Acadêmicas de Enfermagem são aprovadas em programa de residência

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 às 17:11

Ambas as formandas farão a residência pelo programa do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, com duração de dois anos

A Universidade Paranaense (Unipar), valoriza o ensino de excelência e a continuidade dos estudos, incentivando que seus acadêmicos se especializem. Um exemplo, é a aluna Tainara Machado de Oliveira, formanda de Enfermagem no campus de Cascavel e que foi aprovada em 1º lugar para a Residência Multiprofissional em Reabilitação Integral das Anomalias Craniofaciais pelo programa do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

“A Unipar, desde o início da graduação, sempre incentivou seus acadêmicos a seguirem seus sonhos. As professoras constantemente nos orientaram sobre a importância da residência e da construção de um currículo de qualidade. Tive docentes que foram exemplos reais da importância do estudo contínuo e da atualização profissional”, destaca Tainara.

Ela conta que o interesse pela área, surgiu após algumas experiências marcantes: o primeiro contato, foi com uma amiga que tem fissura labiopalatal. “Eu acompanhei sua trajetória, que sempre foi para mim um exemplo de força, superação e resiliência”. Já o segundo contato foi durante um estágio na graduação, onde ela conheceu uma paciente com a mesma condição. “A partir disso, senti a necessidade de buscar mais informações e formas de oferecer um cuidado mais qualificado, acolhedor e humanizado, tanto para o paciente, quanto para sua família. Pacientes com essa patologia enfrentam diversos estigmas e dificuldades, inclusive relacionadas à própria identidade enquanto ser humano. Meu desejo sempre foi fazer com que esse paciente se sentisse incluído no cuidado, criando vínculo, respeito e acolhimento nos momentos de maior vulnerabilidade”, afirma.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Debora Girardello, a formação acadêmica é o momento ideal para se encontrar profissionalmente e escolher áreas para se aprofundar. “Construir um currículo sólido durante a graduação é um diferencial fundamental para o futuro profissional e começa ainda na vivência universitária. Nosso curso oferece diversas oportunidades para que o aluno se envolva ativamente em ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo não apenas para sua formação profissional, mas também para a transformação da realidade social do sistema de saúde”.

Outro exemplo de quem encontrou na residência uma forma de se aperfeiçoar, é o da formanda Alessandra Fonseca do Amaral, aprovada na Residência em Enfermagem, especialidade em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções, também pelo programa do HUOP. “Eu escolhi essa área por compreender a importância da prevenção, do monitoramento e do controle de agravos em todos os ambientes de saúde. A residência representa, para mim, a oportunidade de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas e humanas, e contribuir de forma significativa para a qualidade da assistência e para a saúde coletiva”, afirma.

Para ela, a Unipar também desempenhou um papel fundamental neste processo. “A instituição proporcionou uma formação pautada no conhecimento científico, na prática responsável e no incentivo ao pensamento crítico. O apoio do corpo docente, aliado às experiências vivenciadas ao longo da graduação especialmente a do último ano, foram determinantes para a construção do meu interesse e preparo para adentrar na Vigilância em Saúde e no Controle de Infecções”.

Ambas as aprovadas contam que o sentimento é de missão cumprida. “Ver todo o esforço refletido em uma aprovação, ainda mais em primeiro lugar, foi extremamente gratificante. A felicidade foi imensa ao perceber que tudo o que construí ao longo da graduação valeu a pena”, afirma Tainara.

“A aprovação foi um momento de profunda emoção, gratidão e alívio. Apesar dos desafios, medos e incertezas vivenciados ao longo do quinto ano da graduação, mantive a fé de que Deus estava no controle de todas as coisas. Esse resultado representou a confirmação de que todo o esforço e a confiança valeram a pena, marcando o início de uma nova etapa de crescimento e responsabilidade profissional”, destaca Alessandra.

Para a coordenadora, Debora, a especialização representa um marco importante: “Aproveitar essas oportunidades é investir em uma trajetória acadêmica mais completa, preparada e alinhada às exigências do mercado de trabalho e da pós-graduação, como foi com a Tainara e Alessandra que aproveitaram todas as oportunidades e construíram um excelente currículo, o que favoreceu para a aprovação de ambas nos programas de residência. Formar-se enfermeiro é também formar-se pesquisador, educador e agente de mudança. Construir esse percurso desde a graduação faz toda a diferença”, finaliza.