Acadêmicas de Enfermagem realizam treinamento de primeiros socorros em escolas públicas

Publicado em 15 de Setembro de 2025 às 10:37

Treinamento prático aborda medidas imediatas para reduzir riscos em emergências escolares.

As acadêmicas de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, Giovana Neves Bueno e Kauany Gessy Anibale desenvolveram seu projeto de conclusão de curso (TCC) com o objetivo de avaliar o conhecimento dos profissionais de educação das escolas municipais de Manfrinópolis sobre primeiros socorros.

Orientadas pelas professoras Géssica Tuani Teixeira e Priscila Leite Silva, e auxiliadas pelas alunas Karen Trevisan e Keila Suptitz de Britto, as futuras enfermeiras realizaram a coleta e análise de dados e, após o estudo, perceberam que as escolas precisavam de mais do que um simples feedback.

Coordenadas pela professora Priscila, que também é bombeira militar, as acadêmicas realizaram um dia de treinamento prático envolvendo profissionais das escolas Eça de Queiroz (sede), Cecília Meireles e do CMEI Mundo Encantado. Durante a ação, abordaram a importância de medidas imediatas, simples e temporárias, que podem salvar vidas enquanto se aguarda a chegada de atendimento especializado.

Segundo a professora Géssica, as crianças são mais vulneráveis a acidentes (quedas, cortes, engasgos, queimaduras) e a escola é um ambiente coletivo, onde emergências podem ocorrer a qualquer momento, deste modo professores e funcionários capacitados podem agir rapidamente, reduzindo riscos.


Avaliação positiva

“Realizar a intervenção do meu TCC no meu município foi uma experiência única. A pesquisa despertou grande interesse, resultando no pedido espontâneo por um treinamento. Retornamos, então, para apresentar os dados e ministrar a capacitação, o que possibilitou uma troca de experiência valiosa. Essa vivência foi fundamental para minha formação, pois, enquanto futura enfermeira, pude vivenciar na prática a importância da educação em saúde como ferramenta de transformação na sociedade”, comentou Giovana.

Kauany também compartilhou suas impressões: “Foi extremamente gratificante poder realizar esse treinamento de primeiros socorros nas escolas municipais. Saber que estamos capacitando professores, funcionários, e até mesmo motoristas para agir com segurança e rapidez em situações de emergência é algo que traz um grande sentimento de responsabilidade e orgulho. Acredito que o conhecimento e experiências compartilhadas durante o treinamento podem realmente fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para um ambiente escolar mais seguro”.


Troca de experiências

As alunas do sétimo e oitavo períodos, Karen e Keila, destacaram a troca de experiências durante a atividade. Karen afirmou: “Foi incrível e muito produtivo, pois transmitimos conhecimento sobre primeiros socorros e também aprendemos com as experiências já vividas por eles”. Keila complementou: “Todos os educadores, funcionários e motoristas demonstraram interesse em aprender como agir em situações que necessitam de primeiros socorros. Fico feliz em contribuir no conhecimento dos profissionais, pelo fato de alguns terem sido meus professores na infância”.

Priscila destacou o impacto da ação. “É gratificante ver nossos alunos sendo a diferença que acreditamos para o mundo. O que me move, enquanto profissional de saúde e educadora, é ver como as sementes que plantamos em sala de aula podem gerar frutos que chegarão até aqueles que cruzarem o caminho dos nossos alunos: aqui as crianças e os profissionais das escolas.”

Última atualização em 15 de Setembro de 2025 às 10:38